Escritório Central

  • Redatores: Sérgio Gatoline – DCS Saae
  • Release N.º: 1024
foto 1 tradmin | SAAE | Indaiatuba -SP

ESCRITÓRIO CENTRAL

Conheça quais são e o que fazem os departamentos do Escritório Central do SAAE.

GABINETE DA SUPERINTENDÊNCIA
Dá suporte ao Superintendente da Autarquia, Engº Sandro de Almeida Lopes Coral. A chefe de gabinete Roseli Bicudo Groff, auxiliada por Eliane Magnusson, coordenam todas as atividades relacionadas à rotina do superintendente, tais como, organização da agenda de compromissos, reuniões, etc.
Também recebe as demandas de outras secretarias municipais e departamentos do SAAE, organizando documentos, processos e pedidos diversos.
A superintendente adjunta Vanessa Cristina do Carmo Kühl também auxilia às demandas exigidas pelo gabinete.

DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO
O Departamento de Planejamento é responsável principalmente por busca de parcerias e fontes de financiamento, principalmente os não-reembolsáveis; gerenciamento dos financiamentos; busca, gerenciamento e acompanhamento da celebração de Convênios junto aos órgãos Estadual e Federal; gerenciamento e acompanhamento das obras realizadas com recursos de financiamentos; acompanhamento e participação nos Comitês PCJ, na Câmara Temática de Saneamento da RMC, no Consórcio Intermunicipal PCJ, no Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí, ARES PCJ, entre outros. Auxilia também o Departamento de Contabilidade na elaboração do Orçamento e PPA. Reúne as informações dos diversos departamentos para enviar aos órgãos oficiais: SNIS, DEVISA, SIAP, IBGE, SIMISAB e outros.
Trabalha em conjunto ao Departamento de Obras contratadas que é responsável pela fiscalização das obras executadas por empresas contratadas que é dirigido pelo EngºJosé Antonio Rolim.
O Departamento de Planejamento desde sua criação foi dirigido por Vanessa Kühl que em agosto deste ano assumiu a Superintendência Adjunta e desde então a diretora é a Engª Danielle França Nery.

DEPARTAMENTO CONTÁBIL, FINANCEIRO E TESOURARIA
O Departamento Contábil orienta, executa e controla a programação tributária, financeira e fiscal da autarquia. O responsável pelo setor é o sr. Waldir De Genaro.
É um dos responsáveis pelo Orçamento (receita e despesa) através de dados obtidos com todos os Setores da Autarquia. Definido o orçamento, passa a registrar todas as movimentações dos gastos e recebimentos. Também faz a prestação de contas, lançamentos contábeis, reservas de dotação, empenhos, ordens de pagamentos, conciliações bancárias, baixas das contas de água paga nos bancos, dentre outras funções.
A Contabilidade trabalha registrando as movimentações orçamentárias, financeiras e patrimoniais. Definido o orçamento, a Contabilidade registra as movimentações financeiras, demais registros contábeis e prestações de contas. Outra função específica é o controle de arrecadação bancária e dos envios e cadastros de débito automático.
Já a Tesouraria elabora e realiza os pagamentos aos fornecedores, bem como o recebimento de taxas, lançamentos de receitas e despesas e retenção de impostos. A responsável pelo setor é Júlia Mara Bozelli.

PROGRAMAS, PROJETOS ESPECIAIS E CONTROLADORIA
INTERNA
Responsável pela fiscalização, controle e conferência de processos relacionados ao Departamento de Compras e Licitações. Mariangela Gomes Carneiro e Reinaldo Affonso de Araújo (o Brother), também dão suporte aos demais Departamentos na parte documental e administrativa.
A Controladoria faz a interlocução entre o Saae e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), orientando e fiscalizando os Departamento de acordo com as leis vigentes. Internamente, acompanha as despesas de pronto atendimento, fiscaliza o inventário do almoxarifado e patrimônio.
Também dá suporte ao Departamento Pessoal, Contabilidade (folha de pagamento e impostos como FGTS e GFIR), Planejamento (desde a Licitação ao acompanhamento das obras que geram relatórios ao TCE) e Financeiro, dentre outras funções.

DEPARTAMENTO PESSOAL
Comandado por Armando Groff, tem a função de cuidar de todo o processo do ingresso do servidor, efetua o controle de frequência dos funcionários para a elaboração e posterior pagamento da folha de salários dos servidores, bem como das férias, licença prêmio e décimo terceiro salário.
Dá suporte aos demais departamentos quanto a necessidade de mão de obra através de concurso público; realização do concurso interno para promoção dos servidores, e atendimento para orientações que se façam necessárias, encaminhamentos de atestados à medicina do trabalho, declarações de trabalho, etc.
Outra atividade importante é a preparação de documentos para aposentadoria junto ao SEPREV, que conforme solicitação do órgão previdenciário, é anexado ao processo aberto pelo servidor, para comprovação de tempo de trabalho e contribuição dos servidores para obtenção da aposentadoria.

DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO
O departamento Administrativo, co-mandado por Ernesto Coppini Pucci, está dividido em dois setores:

Setor de Compras
Ligado a todos os departamentos por meio das requisições de compras a fim de que sejam realizadas cotações e pesquisas de preços.
Após a cotação, se a média não ultrapassar os limites de R$ 8 mil para bens e serviços comuns e R$ 15 mil para obras e serviços de engenharia, o setor efetua a “compra direta”. Quando os valores superam os R$ 8 mil, é encaminhado ao setor de Licitações. Até meados de novembro, o setor de Compras realizou aproximadamente 650 cotações.

Setor de Licitações
É responsável pelas aquisições de bens e serviços, contratações de obras e serviços de engenharia, alienações de bens inservíveis, entre outras demandas que necessitam de procedimento licitatório.
Atualmente, o Departamento de Licitações encontra-se dividido em duas etapas: COPEL e Contratos.
A COPEL é responsável desde o trâmite inicial da licitação até a homologação do certame pelo Superintendente com os valores alcançados em Sessão Pública. Até o início do mês de novembro, o setor realizou aproximadamente 140 Pregões Presenciais, 5 Concorrências, 5 Convites e 2 Tomadas de Preços.
A divisão de Contratos é responsável por todo o procedimento licitatório após a homologação do certame pelo Superintendente. Até o início do mês de novembro, firmou a assinatura de 302 atas de Registros de Preços, 17 contratos, 21 apostilamentos e 38 aditamentos.
O setor presta ao sistema de auditoria do Tribunal de Contas – AUDESP, informações constantes nos procedimentos licitatórios.

DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA
Responsável pela análise e desenvolvimento de sistemas, suporte e infraestrutura e redes. Conta com uma equipe de 8 colaboradores liderados por Reginaldo Toledo.
Análise e Desenvolvimento: 90% dos sistemas utilizados na Autarquia são de desenvolvimento interno. Busca a integração das informações, agilidade nos processos e melhores resultados nas tomadas de decisão.
Sistema de Gestão de Saneamento: presente em todos os Departamentos. É composto de módulos como: Agência Virtual, Atendimento ao Cliente integrado ao Setor de Obras e Arrecadação. Gestão de Medidores: faz a análise completa das unidades consumidoras auxiliando no processo de redução de perdas. Leituras permite a leitura e impressão simultânea das faturas já integrado a Arrecadação e Cobrança.
ProServ: requisições de Produtos/Serviços, Compras, Licitações, Almoxarifado e Pregão.
Também conta com sistema de custos e informações gerenciais.
Infraestrutura e Redes: faz o planejamento, implantação e manutenção das redes de computadores. Realiza a instalação, configuração e manutenção dos computadores e equipamentos.
Suporte: realiza o atendimento e a orientação técnica aos colaboradores em relação aos problemas de TI.

ASSESSORIA JURÍDICA E DÍVIDA ATIVA
Presta assessoria e consultoria jurídica, em processos administrativos e judiciais.
Também realiza inscrições em dívida ativa, cobranças, parcelamentos, assessoramento e consultoria jurídica em execuções fiscais.
O Departamento Jurídico tem como responsável, Elisabete Caleffi.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO
A diretora Renata Birolli Coutinho comanda o Departamento que produz todo tipo de material de comunicação e sinalização para a Autarquia: cartilhas educativas, folhetos, conteúdo para Facebook e site, e demais artes gráficas para os departamentos, como adesivos, cartazes, placas de obras, informativos internos, além de releases das obras e ações do Saae para os veículos de comunicação e o atendimento à imprensa.
O departamento formata e define as campanhas, publicidade e mídias (spot, vt, jornal, outdoor, busdoor, anúncios impressos, TV, etc) em conjunto com a agência responsável, além de dar suporte às demandas do gabinete da superintendência. Realiza também o atendimento aos usuários via e-mail e Facebook, e dá suporte ao 0800 e CCO.
Escreve, desenvolve e coordena os programas de Educação Ambiental Educa Água e Na Trilha das Águas, em parceria com a secretaria de educação; está envolvido nos programas do Município Verde Azul e Plano Municipal de Turismo; ministra palestras em escolas, empresas e acompanha os grupos que visitam as instalações do Saae.
O Museu da Água também está ligado a esta diretoria que coordena suas atividades desde as exposições até a manutenção do espaço. Desde sua inauguração, em 2016, o Museu já recebeu mais de 90 mil visitantes.