SAAE DÁ INICIO AS OBRAS DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO NO TOMBADOURO

SAAE DÁ INICIO AS OBRAS DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO NO TOMBADOURO

Comunicação | SAAE | Indaiatuba -SP

REDATOR: Departamento de comunicação Social do Saae – DCS/Saae

DATA:  11/03/2023

Nº: 0020/24

ETA VI faz parte do investimento na ampliação do sistema de tratamento de água e reservação

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) está em pleno andamento com uma série de projetos destinados a fortalecer a infraestrutura de tratamento e armazenamento de água na cidade. Um destaque significativo entre essas iniciativas é a construção da Estação de Tratamento de Água no Bairro Tombadouro (ETA VI). Na quinta-feira (7), visitaram o local, o superintendente do Saae, Eng. Pedro Claudio Salla, técnicos da autarquia e representantes do Consórcio ETA VI – Rio Jundiaí (Consben – Enfil).

A Estação vai contar com sistemas modernos de captação, adução, pré-tratamento, tratamento e reservação, para 150 litros por segundos, mas já com capacidade para ser ampliada, em uma outra etapa, para 300 L/s.

Além do complexo da ETA, onde está prevista a construção de um reservatório com capacidade para armazenar 1 milhão de litros, está prevista a construção de mais 3 reservatórios para atender a região:  um no Tombadouro com 3 milhões de litros, que já está em andamento; um na Rod. Lix da Cunha próximo ao condomínio Santa Maria com 1,5 milhões e um em Itaici, na av. Cel Antonio Estanislau do Amaral próximo a ferrovia, com 2 milhões, totalizando uma capacidade de reservação de 7,5 milhões de litros de água tratada, ampliando a segurança hídrica e o sistema de distribuição de água na cidade.

Para viabilizar essas obras, o Saae conta com recursos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), destinado ao desenvolvimento do Programa Integrado de Saneamento e Recursos Hídricos de Indaiatuba – Rio Jundiaí Limpo, que inclui diversas outras obras de esgotamento sanitário e saneamento.

Essas iniciativas fazem parte de um esforço conjunto para melhorar a qualidade de vida da população de Indaiatuba, aumentando a cobertura dos serviços de água potável e saneamento básico. Com as obras em andamento, a expectativa é que haja uma significativa melhoria no abastecimento de água na cidade, garantindo um serviço mais eficiente e de qualidade para todos os moradores.

 

Foto: Thomaz Edson/DCS-Saae  

Legenda: Além da ETA VI, estão em andamento a construção de reservatórios regionais

#PraTodosVerem: A foto colorida, mostra o superintendente do Saae, Eng. Pedro Claudio Salla, técnicos da autarquia e representantes do Consórcio ETA VI – Rio Jundiaí, no local onde será construída a Estação de Tratamento de Água no Bairro Tombadouro (ETA VI)