06/01/2011 – 01/05/2016
O engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, nascido em 20 de março de 1969, em Campinas, é formado pela Escola Superior de Agronomia e Zootecnia, de Espírito Santo do Pinhal (SP).
Iniciou sua carreira na administração pública municipal em 1997, no cargo de diretor de Meio Ambiente, sendo nomeado secretário municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente em 2001; cargo que exerceu até 3 de janeiro de 2011, quando foi nomeado superintendente do SAAE, pelo prefeito Reinaldo Nogueira.
No comando da Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente destacou-se na regularização da expansão urbana do município, participando da atualização do Plano Diretor de Indaiatuba.
Atuou na implantação de programas importantes, como o da destinação dos resíduos sólidos, com a instalação do Aterro Sanitário, Aterro de Inertes, Ecopontos, Centro de Triagem de Material Reciclável, Compostagem, ampliação da coleta de óleo de fritura usado e ampliação da Usina de Biodiesel e instalação do Centro de Zoonoses.
Foi um dos principais responsáveis pela urbanização do Parque Ecológico, onde foram plantadas milhares de mudas de árvores, desassoreando o Córrego do Barnabé, e criando novos lagos.
Em sua gestão à frente da Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente inúmeras Áreas de Preservação Permanente (APPs) foram recuperadas, dando lugar a áreas de lazer, como o Parque das Frutas, o Floresta Parque, entre outros.
Respeitado pelos órgãos ambientais por sua atuação, realizou cursos de aperfeiçoamento na área de saneamento básico, sendo um dos principais responsáveis por Indaiatuba ter conquistado, em 2010, o Selo Município Verde Azul, atribuído pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente às cidades que se destacaram nas ações ambientais, de proteção e valorização de seus recursos hídricos.
Na direção do Saae, Gaspar foi responsável por dar agilidade e andamento em obras importantes para aumentar a oferta de água para Indaiatuba, como a barragem do rio Capivari-Mirim, a maior obra de saneamento do município que regularizou a vazão do manancial responsável por abastecer 40% da população. A obra foi concluída no primeiro semestre de 2015, com um ano de antecedência.
No início de 2014, quando não choveu o suficiente e as mudanças climáticas apontaram para um ano atípico, o superintendente do Saae, demonstrou ter uma excelente visão administrativa e tomou medidas importantes que evitaram que Indaiatuba sofresse demasiadamente com a crise hídrica que afetou toda região sudeste do país.
Junto com o Prefeito Reinaldo Nogueira e o Deputado Rogério Nogueira lutaram e conseguiram reclassificar o Rio Jundiaí, que estava previsto para acontecer apenas em 2015 pelo Plano de Bacias dos Comitês PCJ, já prevendo a importância do Jundiaí para abastecer a cidade no período de crise hídrica e também para acompanhar o crescimento de Indaiatuba. Hoje a utilização do rio para captação ampliou em 40% a oferta de água bruta do município.
Acelerou muitas obras para aumentar a capacidade de tratamento e distribuição de água tratada, com a construção de mais de 100 km de novas redes e adutoras, e de nove novos reservatórios, que está ampliando de 33% para 143% a capacidade de reservação da cidade, além da ampliação de duas estações de tratamento de água, ETA III (Pimenta) e ETA V (Morada do Sol) e a construção de uma nova, a ETA VI, que irá tratar as águas do rio Jundiaí.
Pensando também na preservação de nossos Recursos hídricos, estão em andamento a construção de novos emissários e interceptores, ampliando a coleta do esgoto e também a ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos Mario Araldo Candello, que fará com que o município colete e trate 100% do efluente gerado.
Está implantando o programa de atualização e recuperação de nascentes, para preservação dos cursos hídricos e ampliação da oferta de água para o município.
Gaspar vem adotando uma postura de transparência e mantendo a população informada sobre a situação do saneamento em nossa cidade.
FORMAÇÃO ESCOLAR
• 1º Grau (1ª à 8ª série).
EEPG “Randolfo Moreira Fernandes”.
1976 a 1984.
• 2º Grau (1º ao 3º ano) – Técnico em Agropecuária.
ETAESG “Martinho Di Ciero” (Itu).
1984 a 1986.
• 3º Grau – Engenheiro Agrônomo.
Faculdade de Agronomia e Zootecnia “Manoel Carlos Gonçalves”.
Espírito Santo do Pinhal (SP).
1987 a 1991.
CURSOS
Regional de Extensão Agrícola (1985).
Sistema de Produção de Sementes (1990).
Receituário Agronômico (1990).
Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas (1998).
Avaliação de Impactos Ambientais para Obras de Saneamento (1998).
Implantação de ISO 14000 (2002).
Gerenciamento de Resíduos Industriais (2002).
Fiscalização de Posturas Municipais (2004).
Paisagismo (2008).
Aproveitamento de águas de chuva para fins não potáveis (2009).
Licenciamento Ambiental Aplicado (2010).
TÍTULOS / AGRADECIMENTOS / HOMENAGENS
Título Honorífico de Cidadão Indaiatubano (2004).
Moção de Congratulação pelo serviços realizados frente à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e do Meio Ambiente
Rotary Club de Indaiatuba (2002, 2003, 2008 e 2010).
Medalha Leonor de Barros Camargo (2008).
Associação Brasileira Nishikigoi (2009).
Ordem do Mérito Lesgilativo Municipal (2015).