MUSEU DA ÁGUA RECEBE PRIMEIRA 1ª TURMA DE 2024 DO PROGRAMA NA TRILHA DAS ÁGUAS

DATA: 03/04/2024

Fotos: Roh Diniz – Saae/ DCS

Nº:  0022/2024

Cerca de 30 alunos da EMEF Prof. João Marinho Filho participaram dessa experiência educativa imersiva

A edição de 2024 do Programa na Trilha das Águas teve início na terça-feira, dia 2, com a participação de aproximadamente 30 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. João Marinho Filho. Eles foram os primeiros do ano de 2024, a participar do programa de Educação Ambiental desenvolvido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), em parceria com Secretaria Municipal de Educação, que irá até o dia 23 de agosto.

Desde 2016, o Museu da Água tem sido o palco deste programa, oferecendo uma experiência educativa imersiva. Situado estrategicamente na entrada da cidade, o Museu se destaca como uma referência em educação ambiental.

Com uma arquitetura moderna, o Museu da Água proporciona uma vista privilegiada para a mata ciliar, e ainda, combina ciência, tecnologia e acervo histórico em um só lugar. A visita é guiada por monitores e são eles que preparam os alunos para as experiências que os aguardam.

Os alunos passam pela Sala Histórica, que possui um acervo físico localizado numa construção antiga reformada, acessível por uma passarela panorâmica. Nessa sala, estão expostos artefatos que contam a história do Saae e da distribuição e tratamento de água em Indaiatuba.

Para concluir a visita, os participantes desfrutam de um passeio pela trilha, onde vivenciam o Programa de Educação Ambiental “Na Trilha das Águas”, essa experiência imersiva destaca a importância da preservação da mata ciliar e de todo o processo necessário para garantir a disponibilidade de água potável. A trilha também leva a uma nascente com água cristalina, proporcionando uma oportunidade única de observar a fauna e flora local.

E para finalizar essa excursão no universo das águas, os estudantes fazem um lanche na área externa do Museu. A mata, uma das poucas com remanescentes da Mata Atlântica e do Cerrado do estado de São Paulo, é uma vitrine do funcionamento do ecossistema necessária para a criação e manutenção de um manancial saudável.

O Museu da Água está aberto de terça a domingo e feriados, das 9h às 16h, com permanência até as 17h. As visitas monitoradas e em grupos ocorreram de terça a sexta-feira, mediante agendamento prévio através do e-mail contato@museudaagua.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3834-9433. Para mais informações, acesse o site oficial do museu: https://museudaagua.sp.gov.br/.

Fotos: Roh Diniz – DCS/Saae

Legenda: Alunos da EMEF Prof. João Marinho Filho durante visita no Museu da Água

#PraTodosVerem: Na foto, a imagem dos alunos da EMEF Prof. João Marinho Filho, no Museu da Água, dentro do Programa Na Trilha da Águas onde eles vivenciam uma experiência imersiva no universo das águas. Fim da descrição.

#PraTodosVerem: A imagem mostra os alunos no Museu da Água, guiados pela equipe de monitores, dentro de um espaço que possui uma arquitetura moderna e que proporciona uma vista privilegiada para a mata ciliar, além de combinar ciência, tecnologia e acervo histórico em um só lugar. Fim da descrição.