Programa de Recuperação de Nascentes e Sustentabilidade Hídrica

Programa de Recuperação de Nascentes e Sustentabilidade Hídrica

O Programa de Recuperação de Nascentes tem ações continuas e essa preocupação se deve ao número de fontes de água contaminadas e ao acúmulo de terra, areia e detritos nos olhos d’água, associado ao desmatamento, que vem causando a seca de uma grande parcela de nascentes, o que afeta diretamente toda a população.

Nos últimos anos o Saae realizou serviços de preservação e recuperação e para a estabilidade dos serviços, já realizados, existe uma equipe que realiza a manutenção periódica nas nascentes do programa.

São realizados serviços de controle de mato, manutenção no entorno das nascentes, replantio, controle de formigas e de espécies invasoras dominantes, adubação, controle de processos erosivos, e orientação ao proprietário rural quanto às boas práticas de uso e de manejo das Áreas de Preservação Permanente (APP).

A recuperação das nascentes é fundamental para o aumento da disponibilidade hídrica e a melhoria na qualidade da água.

Se conduzido da forma certa, a recuperação e conservação das minas d’água pode ser feita gerando benefícios como maior produção de água, menos gastos com outros tipos de fonte, maior e melhor produção, recuperação de ecossistemas, entre uma infinidade de outros benefícios.

Nascentes recuperadas: