SAAE INICIA NOVA ETAPA DA SETORIZAÇÃO NO CENTRO E CIDADE NOVA

SAAE INICIA NOVA ETAPA DA SETORIZAÇÃO NO CENTRO E CIDADE NOVA

Sergio Gatolini | SAAE | Indaiatuba -SP

REDATOR:  Departamento de Comunicação Social – DCS/Saae

DATA: 02/09/2025

Nº: 54/2025Sergio Gatolini | SAAE | Indaiatuba -SP

Obras incluem capeamento de redes que poderão causar desabastecimento em algumas regiões

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) está implantando, desde 2024, a 5ª e última etapa do projeto de setorização que compreendem parte do Centro, Cidade Nova II, Vila Georgia, Vila Soriano, Jardim Itamaracá, Vila Avaí, Jardim Dom Bosco, Jardim Santa Rita, Jardim Park Merak, entre outros.

Na fase atual de ações desenvolvidas pela empresa contratada, está sendo realizado o capeamento da rede de distribuição para o fechamento dos setores 4, 10 e 11.  Para realizar o capeamento das redes antigas, será necessário interromper o abastecimento para determinadas regiões. O SAAE irá publicar em seu site e aplicativo, com 72 horas de antecedência, os locais e período que onde será interrompido o abastecimento de água.

Desde o início do projeto, em 2015, somando todas as fases, foram substituídos mais de 33 quilômetros de redes e ramais antigos da região central. Vale ressaltar que o projeto está sendo realizado com verba a fundo perdido, ou seja, sem a necessidade de reembolso ao órgão Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

A implantação da 5ª e última etapa da setorização desta região, estão contempladas ações de diagnóstico e monitoramento do abastecimento dos setores, instalação de macromedidores, registros, válvulas redutoras de pressão (VRPs), válvulas de bloqueio, testes de estanqueidade, medição da pressão, interligações e implantação de rede, entre outras ações.

Setorização

A setorização representa uma ferramenta fundamental na redução de perdas e na melhoria da eficiência operacional do sistema de abastecimento de água. Ao dividir a rede em distritos de medição, possibilita um monitoramento mais preciso, identificando vazamentos não visíveis e facilitando a manutenção e execução dos serviços. Além disso, permite um melhor controle e balanceamento da pressão na tubulação, contribuindo para uma melhor eficiência e qualidade na distribuição de água tratada.

 

Setor 4: Parte do Centro (entre as Avenidas Pres. Vargas e Pres. Kennedy), Vila Georgia, Vila Soriano, Jd. Itamaracá, Vila Avaí, Vila Suíça, Cidade Nova II, Jardim Dom Bosco, Jd. Santa Rita, Jd. Park Merak e adjacências.

Setor 10: Parte do Centro (entre a Rua Tuiuti e Parque Ecológico), Vl. Almeida, Cidade Nova I (até Kennedy), Jd. Pau Preto, Jd. Maria Luiza, Vila Teller, Vl. Sfeir, Vl. Teller, Vila Georgina, Jd. Do Valle, Remulo Zoppi, Jd. Adriana, Jd. São Francisco, Jd. Adriana, Jd. Renata, Pq. Boa Esperança, Vl. Rossignatti, Jd. Nely e adjacências.

Setor 11: Vila Castelo Branco, Vila Vitoria, Jd. América, Jd. Cristina, Vila Homero, Jd. São Paulo, Jd. Cristina, Jardim Sevilha, Vila Furlan e adjacências.

As intervenções de rede serão feitas: Rua Humaitá – Centro, Rua Dr. Oswaldo Cruz – Cidade Nova I Jardim Villa Romana, Maison Du Park, Rua Gaivota – Vila Avaí, Rua das Camélias – Vila São José e Av. Visconde de Indaiatuba e Rua Bolívia – Jd. Moacyr Arruda.

Legenda:

#PraTodosVerem1: Imagem mostra equipe da empresa contratada trabalhando dentro de uma vala, com todos devidamente uniformizados e portando equipamentos de segurança do tipo EPI (capacetes, botinas, etc). Há muita terra em volta desta vala e os trabalhadores estão fazendo a substituição de redes de água tratada antiga por outra rede de abastecimento mais moderna.