09 jan VÍDEO: CONHEÇA O SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE INDAIATUBA
REDATOR: Matheus Kleim
DATA: 09/01/2025
Nº: 0002/2025
Cerca de 80 milhões de litros de água tratada são distribuídos pelo Saae todos os dias
O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) é responsável por todo o processo de distribuição de água tratada e pela posterior coleta e tratamento dos esgotos gerados na cidade de Indaiatuba. O abastecimento de água consiste em uma longa cadeia de processos que vão desde a captação nos mananciais, passando pelo tratamento da água e distribuição para que ela chegue em cada domicílio de nossa cidade.
Clique aqui e confira um vídeo publicado pelo Saae nas redes sociais nessa semana que explica de forma detalhada e didática como a água chega até sua torneira.
O abastecimento da cidade de Indaiatuba é dividido entre as Zonas Norte e Sul:
– Zona Norte: é abastecida pela Estação de Tratamento de Água da Vila Avaí (ETA I), que trata as águas da represa do rio Capivari-Mirim (localizada no Parque do Mirim), das represas dos rios Cupini e Morungaba (ambas localizadas no Museu da Água) e, eventualmente, do rio Jundiaí. As obras de uma nova Estação de Tratamento que também abastecerá a Zona Norte – a ETA VI, no bairro do Tombadouro – já estão em andamento. O empreendimento vai contribuir com a segurança hídrica não apenas da região, como também de todo o município.
– Zona Sul: é majoritariamente abastecida pela ETA III, que trata as águas do ribeirão Piraí, córrego da Barrinha e rio Jundiaí. A ETA V trata as águas do córrego Barnabé e reforça o abastecimento da região.
Confira no mapa a seguir a divisão por zonas do perímetro urbano de Indaiatuba:
Após o tratamento, a água é alocada entre os diversos reservatórios instalados em pontos estratégicos da cidade, e então distribuída para praticamente 100% da população através de uma rede quilométrica de tubulações subterrâneas.
A qualidade do tratamento é garantida pelo laboratório de águas localizado na ETA III, que desde 2008 detém a certificação do Inmetro ISO 17025.
Todo o cuidado e planejamento reafirmam o compromisso do Saae com o fornecimento de água segura e de qualidade para a população de Indaiatuba. O ano de 2025 marcará a continuidade e conclusão de diversas obras que visam atingir esse objetivo.
Fotos: DCS/Saae
Legenda: O abastecimento de Indaiatuba soma três ETAs que tratam as águas de sete mananciais.
#PraTodosVerem1: Imagem mostra um grande reservatório cilíndrico composto por chapas metálicas na cor preta. No topo do reservatório há um adesivo com a logomarca do Saae.
#PraTodosVerem2: Imagem aérea feita na ETA I. Existem dois reservatórios (um cilíndrico e outro no formato de um cálice) e a estrutura onde ocorre o tratamento das águas. A ETA I é cercada por residências e árvores.
#PraTodosVerem3: Imagem de satélite da área urbana da cidade de Indaiatuba. A Zona Norte da cidade está indicada pela cor vermelha, enquanto a Zona Sul está destacada em azul.
Link para o vídeo: https://youtu.be/C6jutwaooj0?si=sYgatJAve06wyesa