28 nov SAAE COMEMORA NOVE ANOS DO MEGA PLATIO COM RECOMPOSIÇÃO AO REDOR DA BARRAGEM
REDATOR: Matheus Kleim
DATA: 28/11/2024
Nº: 0058/2024
As espécies nativas da Mata Atlântica revitalizam a paisagem do Parque. Semana também marca nove anos do mega plantio de 110 mil mudas
O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) promoveu no mês de novembro o plantio de aproximadamente 600 mudas de árvores para recuperação e recomposição da mata nativa do Parque do Mirim. O plantio foi realizado pela equipe de Meio Ambiente do Saae em comemoração aos nove anos do mega plantio de 110 mil mudas, realizado em 2015.
Todas as mudas plantadas são de espécies oriundas da Mata Atlântica. Além de transformar a paisagem do Parque, essas árvores contribuirão para a conservação da biodiversidade, oferecendo abrigo e alimento para a fauna local.
Entre as espécies plantadas, destaca-se o Pau-Brasil, símbolo histórico e cultural do país. A árvore, que inspirou o nome do Brasil, inspira esforços de recuperação devido ao intenso extrativismo sofrido desde o século XVI. O plantio dessa espécie representa não apenas um resgate ecológico, mas também um tributo às raízes históricas do país.
Outras espécies introduzidas no Parque incluem Sibipiruna, Angico, Ingá, Ipê, Pata de vaca, Jacarandá, Canafístula, Canelinha, Uvaia, Paineira, Jatobá e Chorão.
Em setembro deste ano, comemorando o Dia da Árvore, ocorreu também o plantio de outras 60 mudas nas áreas atingidas pelo fogo durante o período de estiagem.
Aniversário do Mega Plantio
Há exatos nove anos, mais especificamente no dia 28 de novembro de 2015, a Prefeitura de Indaiatuba e o Saae realizavam o plantio de 110 mil mudas de espécies nativas da região. Hoje vemos os efeitos dessa ação na grande variedade de animais e plantas que têm o Parque do Mirim como lar.
As mudas também reforçaram a mata ciliar da represa. Da mesma forma que os cílios protegem os nossos olhos de impurezas, a mata ciliar atua como uma barreira natural que reduz a entrada de sedimentos, lixo e poluentes no leito dos rios e lagos.
Ações como essa reforçam o compromisso do Saae não apenas com a manutenção do Parque do Mirim, mas também com a conservação e reconstrução do meio ambiente.
Foto: DCS/Saae
Legenda: Aproximadamente 600 mudas enriquecem a paisagem e o meio ambiente.
#PraTodosVerem1: Imagem mostra quatro homens e três mulheres às margens da represa do rio Capivari-Mirim. Próximo a eles, existem mudas apoiadas em varas de bambu.
#PraTodosVerem2: Imagem mostra as margens de uma represa onde foi feito o plantio das mudas. A água é verde e o céu azul com poucas nuvens.
#PraTodosVerem3: Imagem mostra uma área de terra com algumas mudas plantadas apoiadas por varas de bambu. Em segundo plano, uma densa vegetação.
#PraTodosVerem4: Imagem mostra um grupo de pessoas plantando mudas às margens da represa do rio Capivari-Mirim.
#PraTodosVerem5: Imagem aérea mostra dois corpos de água cortados por uma estrada. Ao redor, uma vasta área de vegetação e um estacionamento.