
18 fev REDE DE ESGOTOS NÃO É LIXEIRA: SAAE ALERTA SOBRE USO CORRETO DO SISTEMA SANITÁRIO
REDATOR: Matheus Kleim
DATA: 18/02/2025
Nº: 0011/2025
O descarte inadequado de materiais nos vasos sanitários e pias causa uma série de transtornos para a própria população
O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) conta com a parceria da população na preservação e bom uso das redes de esgoto de Indaiatuba. As tubulações são desenvolvidas para receber apenas água, sabão e dejetos humanos.
Diariamente, toneladas de lixo são descartados nos vasos sanitários e ralos. Ao atingirem a rede de esgoto, esses materiais causam entupimentos, que, por sua vez, podem levar ao transbordamento, mau cheiro e até à proliferação de doenças e pragas urbanas.
As gorduras e óleos de cozinha são “vilões” especialmente nocivos ao sistema de esgoto. Por sua característica de não se dissolverem na água, esses materiais se acumulam e formam estruturas rígidas – similares a pedras – que facilmente obstruem as tubulações. Por esse motivo, o Saae reafirma a importância do descarte adequado do óleo de cozinha usado, que pode ser feito nos diversos ecopontos espalhados por Indaiatuba. Para mais informações, acesse o link: https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/coleta-seletiva/
Papéis higiênicos, fraldas, absorventes, lenços umedecidos, restos de alimentos, medicamentos, cabelos e bitucas de cigarro também estão entre os materiais mais comumente descartados incorretamente os esgotos.
O Saae conta com a colaboração de todos na utilização adequada da infraestrutura sanitária de nossa cidade. Ações simples já são suficientes para evitar grandes prejuízos e transtornos para a população. O principal beneficiado com isso é você!
Foto: DCS/Saae
Legenda: Gorduras e óleos de cozinha descartados na rede de esgoto estão entre os principais causadores de entupimentos.
#PraTodosVerem1: Imagem mostra um bueiro aberto e transbordando devido ao entupimento na rede de esgotos.
#PraTodosVerem2: Imagem aérea da Estação de Tratamento de Esgotos – Mário Araldo Candello (ETE -MAC). Existem cinco tanques retangulares e três circulares.