NOVO RESERVATÓRIO DO SAAE COM 5 MILHÕES DE LITROS TRAZ MAIS SEGURANÇA HÍDRICA

NOVO RESERVATÓRIO DO SAAE COM 5 MILHÕES DE LITROS TRAZ MAIS SEGURANÇA HÍDRICA

REDATOR: Matheus Kleim

DATA: 04/07/2025

Nº: 0038/2025

O investimento faz parte do plano de ampliação da autarquia e reforça a infraestrutura de uma área em rápida expansão

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) está construindo um novo reservatório de água tratada no bairro Dona Lucilla. A obra garante disponibilidade e segurança hídrica para uma área em franco desenvolvimento.

O reservatório apoiado terá uma capacidade para armazenar 5 milhões de litros de água tratada, sendo o maior que está em obra, terá forma cilíndrica com diâmetro de 17,82 metros e altura de 21,16 metros, fabricado em de chapas de aço parafusadas.

A obra está em estágio avançado, com a instalação das chapas metálicas que compõem o reservatório. A previsão é concluir nos próximos meses, e atenderá os bairros Jardim Esplanada, Jardim Esplanada II, Jardim Residencial Maria Dulce, Jardim Residencial Dona Lucilla, Jardim Residencial Dona Maria José e Jardim Residencial Dona Maria Cândida.

O plano de ampliação do Saae compreende a construção de seis novos reservatórios, localizados em pontos estratégicos da cidade:

  • Tombadouro: 3 milhões de litros (concluído e em funcionamento);
  • Itaici:  2 milhões de litros (concluído, em fase de testes);
  • Santa Maria: 1,5 milhão de litros (concluído, em fase de testes);
  • Santa Dulce: 5 milhões de litros (em fase de montagem das chapas metálicas);
  • ETA VI: 1 milhão de litros (em construção junto à nova Estação de Tratamento de Água);
  • Altos do Bela Vista: 325 mil litros (concluída a substituição do reservatório antigo).
  • Caldeira: 5 milhões de litros (em finalização de projeto)

Na conclusão das obras, Indaiatuba contará com mais 17,8 milhões de litros em capacidade de reservação de água tratada. “Os investimentos em reservatórios são vitais para garantir o abastecimento contínuo e seguro da população”, comentou o Eng° Sandro Coral, superintendente da autarquia. “O planejamento é a ferramenta mais eficiente para lidarmos com a estiagem”, completou.

 

Foto: DCS/Saae

Legenda: O novo reservatório do Santa Dulce terá capacidade para 5 milhões de litros de água

#PraTodosVerem1:Imagem aérea mostra um grande reservatório de água cilíndrico, formado por chapas metálicas na cor azul. Ao redor, uma larga avenida e edificações.

#PraTodosVerem2: Imagem aérea mostra uma grande rotatória conectada a quatro avenidas. O solo é majoritariamente coberto por edificações. Em destaque, há um reservatório de água cilíndrico, formado por chapas metálicas na cor azul.

#PraTodosVerem3: Imagem aérea mostra uma grande rotatória conectada a quatro avenidas. O solo é majoritariamente coberto por edificações. Em destaque, há um reservatório de água cilíndrico, formado por chapas metálicas na cor azul.