
07 jul NOVA ETA VI ATENDERÁ AS DEMANADAS DO DESENVOLVIMENTO DE INDAIATUBA
REDATOR: Matheus Kleim
DATA: 07/07/2025
Nº: 0039/2025
Com capacidade inicial para tratar 150L/s, a nova ETA deve entrar em operação em 2027
O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) segue com as obras da Estação de Tratamento de Água VI (ETA VI), em construção no bairro Tombadouro. O investimento eleva a infraestrutura hídrica de Indaiatuba a um novo patamar, e reforça o compromisso da autarquia com o desenvolvimento sustentável do município. A previsão é de que a estação entre em operação em 2027.
Com capacidade inicial para tratar 150 litros de água por segundo (com possibilidade de expansão), a nova ETA acompanha o atual crescimento populacional e urbano de Indaiatuba. O projeto foi pensado para atender não apenas à demanda atual, mas também às necessidades futuras, garantindo abastecimento contínuo e de qualidade.
A nova unidade será equipada com modernos sistemas de captação, adução, pré-tratamento, tratamento e reservação. Esses processos são fundamentais para assegurar que a água distribuída à população atenda aos mais altos padrões de potabilidade e segurança, com eficiência energética e operacional.
Quando entrar em funcionamento, a ETA VI atenderá diretamente a região entre Itaici e o Jardim Brasil, através dos novos reservatórios Santa Maria, Itaici e da própria ETA VI. No entanto, a redistribuição das demandas do sistema de tratamento contribuirá para o abastecimento em toda a cidade.
A construção da ETA VI integra um conjunto de ações estratégicas que o Saae vem promovendo para fortalecer a segurança hídrica de Indaiatuba. “Investir em planejamento e infraestrutura é essencial para manter a qualidade de vida da população”, pontuou o Eng° Sandro Coral, superintendente do Saae.
A autarquia tem direcionado esforços para antecipar soluções, principalmente para os períodos de estiagem, quando a disponibilidade hídrica tende a cair. Esse planejamento é reflexo da atuação responsável do Saae, que busca garantir o equilíbrio entre oferta e demanda de água, mesmo em cenários adversos.
Foto: DCS/Saae
Legenda: A nova ETA atende as demandas da crescente população de Indaiatuba.
#PraTodosVerem1: Imagem aérea mostra uma obra. Em primeiro plano, há uma área circular de cimento e edificações térreas sobre o chão de terra. Ao fundo, densa vegetação.
#PraTodosVerem2: Imagem aérea mostra uma obra. Em primeiro plano, há uma área circular de cimento e edificações térreas sobre o chão de terra. Ao fundo, áreas de terra e mais obras.
#PraTodosVerem3: Imagem aérea mostra uma obra. Na porção superior da imagem, vemos os telhados de casas. Em destaque, uma área de obas onde estão sendo levantadas estruturas e edificações. Na parte inferior da imagem, densa vegetação.
#PraTodosVerem4: Imagem aérea zenital da área de obras da ETA VI. A área em obras onde se constroem estruturas e edificações se mistura com áreas de densa vegetação. Na parte superior da imagem, vemos o rio Jundiaí.