Clique aqui para fazer a sua solicitação
Clique aqui para acompanhar sua solicitação
E-SIC Serviço de Informação ao Cidadão
Este serviço garante que todas as informações produzidas ou mantidas pelo Poder Público estejam disponíveis para acesso por qualquer cidadão, respeitadas as exceções previstas em lei, como os casos de sigilo legalmente estabelecido. Portanto, se você não encontrou a informação desejada sobre o SAAE no Portal da Transparência ou aqui no site, é possível solicitá-la por meio de um Pedido de Acesso à Informação.
Quais são as normas e/ou legislações que regulam o serviço?
A Lei de Acesso à Informação, a LAI (Lei Federal nº 12.527/2011), garante ao cidadão o direito constitucional de acesso às informações públicas.
Há prioridade para o atendimento?
No atendimento presencial, conforme a com a Lei nº 10.048/2000, têm direito a atendimento prioritário:
Quando solicitar?
Quando desejar ter acesso a alguma informação pública, do SAAE, que não esteja disponível na forma de transparência ativa (no site ou no Portal Transparência).
Onde solicitar?
Há duas formas de se fazer um pedido de acesso à informação para o SAAE:
Há taxas ou cobranças?
O serviço é gratuito. No entanto, caso seja necessária a reprodução de documentos, poderá ser cobrado apenas o valor correspondente ao custo dos serviços e dos materiais utilizados, conforme prevê a Lei Federal nº 12.527/2011.
Quais são os requisitos e impedimentos?
Pedido de acesso à informação não é uma manifestação de ouvidoria ou uma solicitação de providências.
Para solicitação de providências: temos os seguintes canais de atendimento:
Telefones
0800 77 22 195 (24 horas de plantão).
(19) 3834-9400 (para ligações de outras cidades).
(19) 99615-8035 whatsapp – se segunda a sexta-feira das 8h às 17h, apenas para pedido de 2º vias não pagas, que não estão mais disponíveis no site (apenas mensagem de texto).
E-mail: contato@saae.sp.gov.br (As mensagens serão respondidas em dias úteis das 8h às 17h. Indisponível aos finais de semana, feriados e pontos facultativos)
Para apresentar sugestões, reclamações, solicitações, elogios e denúncias sobre a prestação de serviços de saneamento fale com a ouvidoria através do e-mail: ouvidoria@saae.sp.gov.br
Quais são as etapas de atendimento?
Pela internet (via e-SIC) as etapas de atendimento são:
Para solicitar informações ao SAAE, preencha o formulário abaixo, todos os campos são de preenchimento obrigatório.
Ao finalizar sua solicitação um número de protocolo será gerado. Guarde esse número para poder consultar o andamento de sua solicitação.
Observações:
Presencialmente (SIC), as etapas de atendimento são:
Quais são os prazos?
São 20 dias, prorrogáveis por mais 10 dias mediante justificativa. Veja como funciona a contagem dos prazos na Controladoria Geral da União.
Como posso acompanhar o andamento do serviço?
Após ter feito um pedido de acesso à informação via SIC ou e-SIC, você pode acompanhar seu pedido das seguintes formas:
Onde posso formalizar uma manifestação sobre esse serviço?
Através do e-mail ouvidoria@saae.sp.gov.br
Compromissos de Atendimento
De acordo com os princípios estabelecidos pela Lei Federal nº 13.460/2017, todo cidadão que utiliza serviços públicos municipais tem o direito de ser atendido com urbanidade, respeito, cortesia, acessibilidade, igualdade, eficiência, segurança e ética.
É dever do servidor público prestar atendimento com presteza, fornecendo as informações solicitadas — exceto aquelas protegidas por sigilo — e seguindo os requisitos legais e as etapas previstas para cada serviço.
Informações complementares do serviço
Após receber a resposta ao seu pedido de acesso à informação, você pode: