13 dez DESASSOREAMENTOS MARCAM AÇÕES AMBIENTAIS DO SAAE EM 2024
REDATOR: Matheus Kleim
DATA: 13/12/2024
Nº: 0065/2024
As obras otimizam o volume e qualidade dos mananciais, além de revitalizar a paisagem de Indaiatuba
A preservação e o cuidado com o meio ambiente são prioridades constantes do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae). Por isso, em 2024, a autarquia promoveu obras nos rios, represas e lagos de nossa cidade.
Entre os meses de setembro e novembro, concluiu-se a primeira fase de um massivo desassoreamento no Parque do Mirim. Cerca de 22 mil m³ de sedimentos foram removidos do leito da barragem, na obra realizada através do Programa Rios Vivos, do governo estadual, o que viabilizou a captação de investimentos do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).
Outro importante manancial de Indaiatuba é o córrego Barnabé, que ao longo de todo o ano de 2024 passou por desassoreamentos em diversos pontos, como nas proximidades da Concha Acústica e a revitalização das margens entre ruas Nagib Simão e rua Antônio Angelino Rossi (rua 80), no Jardim Morada do Sol.
Ainda pensando nos cuidados com a paisagem e natureza, o Saae atuou na revitalização e desassoreamento dos lagos do Jardim Europa. No Jardim Moryiama, a autarquia está desenvolvendo novos lagos, com previsão de instalação de um parque ecológico no futuro.
O desassoreamento consiste na remoção de areia, lodo, terra e demais sedimentos que naturalmente se acumulam no fundo de corpos de água. Esses sedimentos comprometem a qualidade e volume original dos mananciais, tornando essencial a intervenção periódica nessas áreas.
Além de contribuir para a segurança hídrica e qualidade da água fornecida aos cidadãos de Indaiatuba, as obras revitalizam a paisagem desses cartões postais tão marcantes de nossa cidade.
Todos esses esforços reafirmam o compromisso do Saae com o fornecimento de água segura e de qualidade para Indaiatuba, além do cuidado com o meio ambiente e qualidade de vida de cada um dos habitantes de nossa cidade.
Fotos: DCS/Saae
Legenda: Cerca de 22 mil m³ foram removidos do leito da barragem do rio Capivari-Mirim.
#PraTodosVerem1: Imagem aérea mostra a represa do rio Capivari-Mirim com as obras de desassoreamento concluídas. A represa é cortada por uma ponte e é rodeada por densa vegetação.
#PraTodosVerem2: Imagem mostra uma escavadeira verde removendo sedimentos do leito da represa do rio Capivari-Mirim.
#PraTodosVerem3: Imagem mostra a um dos lagos que estão sendo desenvolvidos no Jardim Moriyama. Ao fundo, vemos uma escavadeira amarela trabalhando.
#PraTodosVerem4: Imagem mostra uma escavadeira depositando sedimentos retirados do leito da barragem do rio Capivari-Mirim na caçamba de um caminhão.