PASSEIO VIRTUAL

Em tempos que ficar em casa de quarentena por causa do Coronavírus é necessário e normal procurar por coisas diferentes para se fazer, principalmente nas férias do mês de Julho. Felizmente, em Indaiatuba, não faltam opções para se conhecer alguns pontos turísticos da cidade e passear por eles, com a família e amigos, sem sequer se levantar da cadeira. Sabe como? Virtualmente. A iniciativa em criar o “Passeio Virtual” é da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Departamento de Turismo e do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), que desenvolveram uma série de vídeos com pontos turísticos do Município, que revela as belezas de Indaiatuba de uma maneira nunca vista antes e ainda há grandes chances de encontrar algo que te interesse bastante.

Museu da Agua

O Passeio Virtual Indaiatuba começa com um passeio pelas dependências do Museu da Água, inaugurado em 30 de abril de 2016, com a proposta de ser uma referência em educação ambiental, voltada à gestão de recursos hídricos. Um espaço que alia natureza, ciência, tecnologia, em um acervo que conta a história da água em Indaiatuba e está localizado em um marco histórico, a Represa do Cupini, a primeira captação de água do município, que abastece a cidade desde 1937.

Para o prefeito Nilson Gaspar, o “Tour Virtual” é uma maneira de todos visitarem ou voltarem a estes locais e aprenderem mais sobre eles, com um novo olhar sobre a importância histórica, social e cultural de cada um destes espaços que, em sua maioria, estão temporariamente fechados devido à pandemia de Covid-19.

Segundo a secretaria de Cultura, Tânia Castanho, o Passeio Virtual surgiu com o objetivo de permitir um passeio diferente por estes pontos maravilhosos, para que todos vejam com um novo olhar as belezas de nossa cidade.  Para saber mais sobre o assunto, basta acessar o Cultura Online e conferir de pertinho estes pontos turísticos, começando pelo Museu da Água. O Cultura Online pode ser acessado em www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/.

Depois do Museu da Água, o Passeio Virtual passará pelas históricas Estações Ferroviárias de Indaiatuba, pelo Parque do Mirim, conheceremos um pouco mais sobre os produtores rurais de nossa cidade e suas propriedades, encerrando com o Parque Ecológico, cartão postal de Indaiatuba.

.

Parque do Mirim

Inaugurado em 9 de dezembro de 2018, o Parque do Mirim já se tornou referência em lazer e diversão com atrações para toda a família. Localizado ao redor da Barragem do Rio Capivari-Mirim – construída para oferecer segurança hídrica para a nossa população -, o local oferece bons momentos em meio à natureza, educação ambiental, atividades físicas ao ar livre e muita diversão.

O superintendente do Saae, Eng. Sandro Coral, ressalta que tanto o Parque do Mirim quanto o Museu da Água, antes da pandemia, recebiam, centenas de pessoas de vários lugares, da região e do Estado.

Nas páginas oficiais dos Facebooks do Saae e da Prefeitura, o vídeo do Parque do Mirim, postado no dia 24 de junho, teve até a data da confecção da matéria (9 de julho), 461 curtidas, 61 comentários e 188 compartilhamentos. Já o Museu da Água, que teve o vídeo postado no dia de 10 de junho, obteve 792 curtidas, 131 comentários e 269 compartilhamentos. O que significa um envolvimento de 1.902, em cerca de um mês.

Aproveite o isolamento e conheça as belezas de Indaiatuba nas páginas oficiais do Saae. Veja os vídeos e aproveite o tour virtual!  E quando essa pandemia passar, não deixe de conhecer os locais pessoalmente.