RIOS VOADORES

  • Redatores: Sérgio Gatolini – DCS Saae
  • Release N.º: 881
t465_face_rios_aer_siteadmin | SAAE | Indaiatuba -SP

Os Rios Voadores são cursos d’água invisíveis que circulam pela atmosfera. É a umidade gerada pela Amazônia e que se dispersa por todo o continente sul-americano. As principais regiões de destino são o Centro-Oeste, Sudeste e o Sul do Brasil.

Pesquisadores afirmam que, sem essa umidade, o ambiente dessas regiões se transformaria em algo parecido com um deserto.

Os rios voadores formam-se pelas árvores da Floresta Amazônica que “bombeiam” as águas das chuvas de volta para a atmosfera, através da água das chuvas que ficam retidas nas copas das árvores evapora e permanece na atmosfera em forma de umidade. É exatamente essa umidade que forma os rios voadores.

O INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) estima que uma árvore de 10 metros de diâmetro possa produzir mais de 300 litros de água por dia, mais do que o dobro de água que uma pessoa utiliza diariamente para beber, cozer alimentos, tomar banho etc. Uma árvore de 20 metros, por sua vez, pode bombear mais de 1.000 litros de água por dia.

A quantidade de vapor de água evaporada pelas árvores da floresta amazônica pode ter a mesma ordem de grandeza, ou mais, que a vazão do rio Amazonas (200.000 m3/s), tudo isso graças aos serviços prestados da floresta.