Mês de maio foi o mais chuvoso desde que o Saae iniciou as medições em 1988

  • Redatores: Marco Matos – DCS Saae
  • Release N.º: 879
Roh Grau Diniz - MA/Saae

Segundo as medições dos pluviômetros instalados em nossas Estações de Tratamento de Água na ETA I, localizada na Vila Avaí e na ETA III, no Bairro Pimenta, este ano tivemos o mês de maio mais chuvoso já registrado pelo Saae.

As chuvas que ocorreram em nosso município no mês passado superaram o volume dos últimos anos. Este ano a medição fechou com 215,9 mm (registrado na ETA III) em 1988 foi registrado 159,8 mm, cada milímetro (mm) corresponde a um litro de água por metro quadrado (m²).

Se por um lado há o fator positivo da manutenção do volume de água em nossos mananciais, em contrapartida os grandes volumes de precipitação de chuva num curto período de tempo trazem danos a infraestrutura da cidade.

Alguns podem ser facilmente evitados, é o caso dos causados pelas ligações irregulares de água da chuva na rede de esgoto que contribuem para o entupimento e refluxo do esgoto em vias públicas e estabelecimentos, pelos ralos e vasos sanitários, além de danificar a rede interfere nas estações de tratamento de esgotos.

“O volume de chuva que caiu este ano vai ajudar no período de forte estiagem, que vai até outubro, mas é necessário conscientizar o usuário, sobre as ligações irregulares de água pluvial e descarte de lixo na rede de esgoto. Fazer com que cada um fiscalize sua comunidade pois problemas como este atingem o Saae, mas também causam transtornos e prejuízos a todo o município ”, afirma o superintendente do Saae, engº Sandro Coral.

O pluviômetro é registrado, no Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) e mede o volume de chuva a cada 24 horas.