SAAE realiza a recuperação de nascente no Parque das Frutas

• Redatores: Marco Matos – DCI/Saae
WhatsApp Image 2021-03-01 at 08.49.22 (5)admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) dando prosseguimento ao Programa de Conservação e Recuperação de Nascentes no município fez a revitalização de mais uma nascente. Localizada no Parque das Frutas. Este esforço está vinculado ao Programa Município VerdeAzul, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Foi feito um trabalho de desassoreamento e por estar localizada em um parque em área urbana houve a necessidade de cuidados diferenciados. Além da limpeza e replantio de espécies nativas, que é o padrão neste tipo de ação, foi feita uma proteção das margens com pedras para evitar o processo de assoreamento, principal responsável pela extinção de uma nascente, também foi feito um cercado em madeira para garantir a proteção da nascente sem interferir na segurança dos transeuntes.

Estas ações propiciam também o aumento da vazão de água disponível para captação, reduzindo o risco de escassez nas áreas rurais e o incremento na qualidade ambiental das propriedades rurais através da conscientização ao incentivo do reflorestamento.

MAPEAMENTO

Em maio de 2015 o Saae contratou uma empresa especializada, a Planegeo Consultoria, Diagnóstico Ambiental e Serviços Geológicos para realizar estudo e levantamento para a identificação e caracterização de afloramentos do lençol freático, nascentes, olhos d’água intermitentes e canal de drenagem das bacias hidrográficas que integram a rede hidrológica de Indaiatuba.

NASCENTE

Nascente é uma área onde há a aparição natural de água subterrânea de forma a possibilitar a formação e a sustentabilidade de um copo d´água. É comum se caracterizar o acúmulo de água em determinadas áreas como nascente ou olho d’água: no entanto, se a água disponível procedente do subsolo não for suficiente para a manutenção do ecossistema ao qual se associa, esta área não se caracteriza como nascente.

É o começo do curso de água e o fim do curso é chamado de foz, sendo que um curso de água corre de montante para jusante. As fontes são resultantes da água da chuva que infiltrou no solo e se acumulou no lençol freático (bacias de água embaixo do solo).

PROGRAMA MUNICIPIO VERDEAZUL

Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. A participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos federais.

A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.