essa DSC_4555

Biólogos monitoram qualidade de água bruta semanalmente

  • Redatores: Rose Parra – DCS/Saae
  • Release N.º: 1395
DSC_4537admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), entre outras atividades, por meio da equipe do laboratório de Hidrobiologia, que fica na Estação de Tratamento de Água, do bairro Pimenta (ETA III), realiza o trabalho de coleta e análise da água bruta do Município. As ações são realizadas semanalmente, às segundas, quartas e quintas-feiras, em diversos pontos. De acordo, com o Biólogo do Saae, Thiago da Mata, um dos principais objetivos é por meio das coletas e analises verificar a presença de bactérias, identificar algas e monitorar a qualidade da água bruta.

“Com as análises laboratoriais é possível executar uma gama de serviços analíticos laboratoriais para atender as regulamentações ambientais. Nossos relatórios ambientais ajudam a demonstrar que está operando de maneira ambientalmente responsável e permite dar prioridade a um plano de ação para reduzir o seu impacto ambiental, se for necessário”, explica, Thiago.

Ainda segundo o Biólogo, a qualidade da água pode ser representada através de diversos parâmetros, que traduzem as suas principais características físicas, químicas e biológicas. Por exemplo, os Parâmetros físicos identificam cor, turbidez, sabor, odor, temperatura, já os químicos: pH, alcalinidade, acidez, dureza, ferro, manganês, cloretos, nitrogênio, fósforo, oxigênio dissolvido, matéria orgânica, micropoluentes orgânicos e inorgânicos. No caso do Parâmetros biológicos são organismos indicadores, algas, bactérias.

O Laboratório avalia a condição dos corpos hídricos existentes (poços, nascentes, rios, córregos), através de coletas e análises, de acordo com a legislação vigente.

Vale ressaltar que o Laboratório de Águas do Controle de Qualidade do SAAE avalia a condição dos corpos hídricos existentes (poços, nascentes, rios, córregos) e da água tratada distribuída à população de Indaiatuba, através de coletas e análises, de acordo com a legislação vigente. E possui implantada a norma que rege o sistema de gestão de qualidade em laboratórios a ABNT NBR ISO/IEC 17025, garantida por auditorias internas anuais e por avaliações do INMETRO.

COVID-19

Uma das grandes necessidades apresentadas em meio à pandemia global causada pelo novo Coronavírus é o fornecimento contínuo de água tratada de qualidade à população.

Na fase pandêmica a continuidade das operações e processos essenciais de tratamento e distribuição de água tratada é plenamente garantida pelo Saae nos diferentes setores de operação nas ETAs, de Manutenção e Administrativo, onde rigorosas normas de limpeza e desinfecção são empregadas.

essa DSC_4555
DSC_4537