Teve a menor quantidade de chuvas já registrada

• Redatores: Marco Matos – DCI/Saae

rain outside the windows of the villa. tropics

Segundo a medição do pluviômetro oficial instalado na ETA III, no Bairro Pimenta, o ano de 2021 teve 862,1 mm de chuva acumulado. Foi o ano com a menor precipitação já registrada desde o início das medições em 1988. Estes dados confirmam que esta é estiagem mais severa dos últimos 90 anos.

Anteriormente o pior índice foi registrado em 2014 onde tivemos 964,1 mm, cada milímetro (mm) corresponde a um litro de água por metro quadrado (m²).

O Saae de Indaiatuba vem garantindo o abastecimento regular da população, através de inúmeros investimentos realizados nos últimos anos, como a construção da Barragem do Rio Capivari, de reservatórios regionais de água tratada, ampliação das Estações de Tratamento, implantação de novas adutoras, desassoreamento e revitalização de nascentes e mananciais, combate às perdas de água tratada nas redes de distribuição, dentre outras ações.

Pequenas mudanças nos hábitos de consumos podem garantir que este recurso esteja disponível mesmo em período de escassez hídrica que segundo estudos tendem a acontecer com maior frequência devido às mudanças climáticas no planeta.

É essencial reforçar a importância do uso consciente da água no nosso dia a dia. As chuvas são importantes pois alimentam os lençóis freáticos, que por sua vez para que nos períodos de estiagem, estes tenham volume suficiente para sua captação.