ÁGUA DE CHUVA NÃO PODE SER DIRECIONADA PARA REDE DE ESGOTO

  • Redatores: Departamento de Comunicação Social (DCS-Saae)
  • Release N.º: 0002 – 11/01/2023
admin | SAAE | Indaiatuba -SP

Saae alerta sobre a importância do despejo da água pluvial principalmente nos períodos de chuvas intensas

O maior problema enfrentado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) nos períodos de fortes chuvas são as ligações irregulares entre a rede de drenagem pluvial (água de chuva) e a rede de coleta de esgotos das casas, prédios, estabelecimentos comerciais ou industriais. Como no Brasil é comum que as chuvas produzam um grande volume de água instantâneo, colaborem também com inundações.

Essas ligações além de irregulares estão sujeitas à notificação e multa.

Outro agravante apontando pela autarquia, é o lixo descartado nas ruas que causam o entupimento dos bueiros e em dias de chuva a água transborda para as vias públicas.

As tubulações de coleta de esgotos são dimensionadas para receber água residual de ralos de pias, chuveiros e vasos sanitários e não água de chuva que devem ser escoadas por outra tubulação. Quando a água de chuva é direcionada à rede de esgoto, eleva o volume de água na tubulação causando muitos danos ao meio ambiente com o retorno do esgoto sem tratamento nas ruas e imóveis, e ao sistema de coleta e tratamento de esgoto, com o rompimento de tubulações devido à sobrecarga, rompimento de equipamentos, perda de eficiência do sistema de coleta e o tratamento na Estação de Tratamento de Esgotos Mario Araldo Candello (ETE MAC) fica prejudicado pois o esgoto chega muito diluído.

Já as galerias de água pluvial são projetadas para escoar um volume muito maior de água. Elas coletam a água das sarjetas e a conduz diretamente aos rios, lagos e córregos, uma vez que essa água não necessita passar por tratamento antes de retornar ao meio ambiente. A Secretaria Municipal de Obras Públicas é responsável pelo escoamento dessas águas, enquanto as redes de esgotos são de responsabilidade do Saae.

O Superintendente do Saae, Eng. Pedro Claudio Salla, alerta sobre a importância da população interligar corretamente suas tubulações para evitar os problemas que vem acontecendo nas estações elevatórias de esgotos e em todo sistema devido às chuvas de dezembro e janeiro.  Ele explica que quando essa separação não é respeitada, a própria população é a maior prejudicada, pois deixa de ter um sistema operando com eficiência.

O Saae alerta a população que verifiquem em seus imóveis se as ligações estão corretas e façam as devidas correções para evitar problemas futuros.

 



Abra chat
1
Precisa de ajuda?
Somente emitimos 2a. via que não consta no site, antes verifique no menu SERVIÇOS ON-LINE, 2a. via. Obrigado