
30 ago Qualidade das análises da água tratada pelo Saae é validada pela norma ISO 17025
- Redatores: DCI/Saae
- Release N.º: 1430
- Foto: Roh Diniz/Museu da Água

O Laboratório de Águas do Controle de Qualidade do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) possui desde 2010 acreditação pela Gestão da Qualidade da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, que atesta a competência técnica do laboratório na precisão, confiabilidade e alta qualidade nos resultados das análises, atendendo às portarias específicas, principalmente sobre potabilidade da água distribuída à população.
A Norma ISO/IEC 17025 define os requisitos do sistema de gestão voltados exclusivamente para laboratórios de ensaios e calibração, tem como objetivo promover a confiança na operação dos laboratórios, identificando aqueles que oferecem a máxima confiança em seus serviços.
Com isso, o laboratório deve seguir uma série de ações para garantia da qualidade e validade das medições, incluindo calibração de equipamentos, monitoramento do ambiente, validação técnica de metodologia, equipe treinada e capacitada para tais atividades.
O Laboratório de Águas avalia a condição dos corpos hídricos existentes em nossa cidade (poços, nascentes, rios, córregos) e da água tratada e distribuída à população de Indaiatuba, através de coletas e análises, que atendem a diversas legislações vigentes.
NORMA ISO/IEC 17025
Este sistema é auditado a cada dois anos, estando agendada para outubro a próxima manutenção.
A norma internacional define requisitos gerais para competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração para sistema de gestão em laboratórios. A norma é publicada internacionalmente pela International Organization of Standardization (ISO) em conjunto com a International Electrotechnical Commission (IEC).
Com isso independente de qual parte do mundo, os laboratórios que estiverem acreditados por esta norma obterão resultados confiáveis e terão um sistema de gestão eficaz.