Saae inicia obra de 4ª fase de setorização e substituição de redes de distribuição antigas

  • Redatores: Rose Parra – DCI/Saae
  • Release N.º: 1432
  • Foto: DCI/Saae
admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), deu início nessa semana as obras da 4ª fase de substituição de redes antigas de distribuição de água tratada por Método Não Destrutivo (MND). Serão substituídos 5.578,88 metros de redes e 602 unidades de ligações prediais. A previsão para o término é no final de 2021.

A setorização e substituição da Rede de Distribuição de Água engloba a área Central e os bairros Cidade Nova I e Vila Georgina.  Com a finalização da 4ª fase, serão 27.9 quilômetros de substituição entre os bairros, da Região Central, Cidade Nova I, Vila Georgina, Vila Vitória, Jardim Rossignatti, Vila Almeida, Jardim Pau Preto e Vila Nossa da Candelária.

O Contrato foi assinado, no final do mês de março de 2021, com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), com isso a obra chega em sua última e 4ª Fase. Vale ressaltar que as obras são realizadas com verba a fundo perdido, ou seja, sem a necessidade de reembolso ao órgão estadual, no valor R$ 1.360.122,45 e a contrapartida da Autarquia de R$ 1.602.356,21.

As ações são realizadas com intuito de reduzir os índices de perdas de água do município para garantir a regularidade e qualidade na distribuição de água potável, obter um sistema de abastecimento eficiente e identificar os volumes anuais de vazamentos nos sistemas. Isso coloca em prática as soluções e ações constantes do Plano Diretor de Combate ás Perdas de Água em Indaiatuba, que, executadas reduzem as perdas de água na cidade.

A setorização e substituição são necessárias, pois, a área central de Indaiatuba possui uma rede de distribuição de água muito antiga e em fibrocimento (ferro fundido e aço galvanizado). Essas tubulações possuem diâmetros reduzidos e, em alguns trechos, estão quase que totalmente bloqueadas pela existência de incrustações, sendo constante as ocorrências de vazamentos nesses trechos.

A redução do índice de perdas de água no município de Indaiatuba é uma ação prioritária do Plano das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que tem como meta atingir o índice máximo de perdas na rede de distribuição de 25%.