Exposição “Origem e Propósitos” é inaugurada no Museu da Água

• Redatores: Rose Parra – DCI/Saae
  • Foto: DCI/Saae

A nova exposição do Museu da Água intitulada “Origem e Propósitos” foi inaugurada nessa terça-feira (5). O evento contou com a presença do prefeito Nilson Gaspar, o superintendente do Serviço Autônomo de Água Esgotos (Saae), Eng. Pedro Claudio Salla, presidente da Câmara, Vereador Jorge Luis Lepinsk, o Pepo, autoridades e imprensa. A Exposição será aberta para o público a partir de sábado (9). A entrada é gratuita.

Idealizada pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba e pelo Saae, com a monitoria do Instituto Acqua Brasil, a Mostra traz um circuito expositivo sensorial e interativo que conduz o público através de uma viagem que começa na origem do universo e chega no presente momento do planeta, mostrando a importância de mudanças em nosso modo de viver neste planeta, através da conscientização e práticas de consumo consciente.

Para o superintendente da Autarquia essa “repaginada” no Museu vai de encontro com as mudanças climáticas que estamos presenciando, onde cuidar do nosso Planeta e do nosso bem mais precioso a água se tornou fundamental. “De uma forma lúdica a Exposição “Origem e Propósito” explica para todas as idades como tudo começou e como devemos agir hoje visando a proteção futura do nosso Planeta. É uma viagem para todas as idades, eu recomendo”, comenta o superintendente.

O prefeito Nilson Gaspar, salientou os investimentos que foram feitos ao longo dos últimos anos para garantir a qualidade de vida da população e do Município e lembrou que agora é necessário informar, porque para ser consciente é preciso ter conhecimento. A Exposição tem o intuito de informar e esclarecer. “Tenho muito orgulho em ter inaugurado o Museu da Água quando fui superintendente do Saae e agora como prefeito poder trazer uma exposição com um conteúdo tão atual, que mostra a nossa responsabilidade com a preservação e o uso consciente da água deve partir apenas do governo ou das empresas e indústrias, que são os maiores poluidores. Mas a população também pode ajudar com atitudes simples e mudanças de hábitos” afirma o prefeito.

“Origem e Propósitos”

A visita tem início na Nave Estelar H2O Galáctica com a recepção da Capitã Vida, que convida os visitantes para uma viagem, através da realidade virtual para conhecer e vivenciar a história da origem e evolução do universo, uma extraordinária aventura com a formação de galáxias, planetas e o início da vida.

Em seguida o público vai assistir ao emocionante filme “Nossa Casa”, um passeio pelas belezas naturais do planeta, que tem como foco a responsabilidade da preservação ambiental e a importância do respeito à vida, finalizando com a rica diversidade humana.

Chegamos às consequências da nossa ação no planeta através de uma breve história sobre a evolução do consumo e os impactos negativos de uma sociedade sem consciência sustentável.

Ao final desta jornada o público encontra uma mesa Interativa intitulada “Soluções” onde a experiência de atuar de maneira lúdica e tecnológica, corrigindo ações humanas e salvando a natureza ao mesmo tempo poderá ser vivenciada.

Toda essa viagem acontece no extraordinário espaço do Museu da Água de Indaiatuba, que abriga arquitetura moderna e uma belíssima floresta remanescente de mata atlântica e cerrado.

“Indaiatuba, como muitas cidades

“ORIGEM E PROPÓSITOS” é diversão e informação garantida para toda a família pois seu conteúdo inicialmente voltado ao público jovem e infantil, também apaixonará adultos de qualquer idade, proporcionando reflexão e aprendizado através de uma experiência única e inesquecível.

Vale lembrar que tanto a sala histórica, o passeio na trilha e a galeria hidrográfica continuam abertas e completam a experiência.

MUSEU DA ÁGUA

Rua do Museu, 205 – Bairro Tombadouro, CEP: 13.338-790 – Indaiatuba – SP

Aberto de terça a domingo das 9h às 16h

A exposição Origem e Propósito é restrita a 8 pessoas por sessão, com criança acima de 7 anos.

Horários: 9:30 – 10:30 – 11:30 – 12:30 – 13:30 – 14:30 – 15:30 e 16:10