CONIRPI divulga liberação de recursos para construção da Barragem do Piraí

• Redatores: Rose Parra – DCI/Saae
  • Foto: DCI/Saae
admin | SAAE | Indaiatuba -SP

Indaiatuba sediou na terça-feira (5) a 2ª Assembleia Geral Ordinária do Consórcio intermunicipal do Ribeirão Piraí (CONIRPI). O encontro foi realizado no gabinete do Prefeito Nilson Gaspar, presidente do Consorcio, e contou com as participações do Superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), Eng. Pedro Claudio Salla, superintendente adjunta, Vanessa Kühl, Prefeito de Salto Laerte Sonsin, e os prefeitos de Itu, Guilherme Gazola e de Cabreúva, Antonio Carlos Mangini.

Durante a reunião, além dos assuntos Ordinários, foi divulgada a liberação de recursos para finalização da Barragem do Pirai, que ocorreu a partir da preocupação dos membros do CONIRPI, com o longo período de estiagem na região. Intermediada pelo Deputado Estadual, Rogerio Nogueira, foi realizada uma reunião com o vice-governador Rodrigo Garcia e o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, que entenderam a importância do projeto e solicitaram alguns documentos para dar prosseguimento para aprovar liberação de recursos para construção da Barragem.

Com o anúncio da liberação da verba também foi discutida a necessidade do aporte financeiro das cidades do Consórcio, para conclusão dos processos de desapropriação dos imóveis impactados pelo empreendimento, na ordem de R$15 milhões que serão repartidos através de contrato de rateio proporcional entre os municípios.

Os membros do CONIRPI destacaram a receptividade do Governo do Estado em colocar a Barragem do Piraí dentro das prioridades, lembrando que com a escassez hídrica, principalmente na região do interior do Estado, tem enfrentado arduamente os longos períodos de estiagem e precipitações chuvosas abaixo da média.

De acordo com o Presidente do Consórcio, Prefeito Nilson Gaspar, no encontro com representantes do Governo do Estado, foi apresentado o projeto de construção da Barragem do Piraí e destacada a importância para o abastecimento das quatro cidades que compõem o CONIRPI.

Barragem do Piraí

A barragem do Ribeirão Piraí será construída na divisa dos municípios de Itu e Salto. Terá 386 metros de comprimento, 15 metros de altura, espelho d´água de 1,3 km² e capacidade para armazenar 9 bilhões de litros de água.

A área total a ser desapropriada é de mais de 2,97 km². A obra garantirá a ampliação do volume de captação dos municípios de Indaiatuba, Salto e Itu.