Saae revitaliza área no Recreio Campestre Joia como parte do Programa de Recuperação de Nascentes

• Redatores: Marco Matos – DCI/Saae
  • Release N.º:1504
  • Foto: Marco Matos – DCI/Saae

A Prefeitura de Indaiatuba e o Serviço Autônomo de Água e Esgotos estão realizando a revitalização de uma área verde localizada no Distrito Recreio Campestre Joia. A ação faz parte do Programa de Recuperação de Nascentes e fará o desassoreamento do lago existente no local, a limpeza do entorno e o plantio de espécies nativas que criarão o ambiente ideal para garantir a manutenção da nascente presente no local.

Tais ações além de promover a proteção e a melhora estética do espaço, educam e orientam os visitantes que se utilizam do espaço, criando um caminho que evita a compactação do solo que pode levar a sua extinção e permite o desenvolvimento natural da vegetação nativa.

Nos últimos seis anos, o SAAE realiza serviços de preservação e recuperação em todas as nascentes e promove sua manutenção periódica.

Na manutenção são realizados serviços de controle de mato, manutenção no entorno das nascentes, replantio, controle de formigas e de espécies invasoras dominantes, adubação, controle de processos erosivos, e orientação ao proprietário rural quanto às boas práticas de uso e de manejo das Áreas de Preservação Permanente (APP).