Laboratório Móvel do Saae participa do evento Fauna & Flora no Parque

• Redatores: Marco Matos – DCS/Saae
  • Foto: DCS/Saae
admin | SAAE | Indaiatuba -SP

No sábado dia 30 de abril o Laboratório Móvel do Controle de Qualidade da Água do Saae esteve presente no evento Fauna e Flora do Parque Ecológico, uma das atividades em comemoração aos 30 anos do Parque Ecológico o cartão postal de Indaiatuba e local de lazer das famílias da cidade, é lar de muitas espécies da fauna e da flora brasileiras.

Na programação da manhã, também haverá soltura de balões biodegradáveis com sementes de espécies nativas, soltura de peixes no lago e plantio de 50 mudas de árvores de espécies do bioma Mata Atlântica, nas margens do córrego Barnabé.

No dia os profissionais do laboratório distribuíram folhetos com informações sobre os mananciais do município e sobre o processo de tratamento da água. Também responderam aos questionamentos dos visitantes nas questões que envolvem a qualidade da água em nossa cidade.

Além do laboratório os visitantes puderam se divertir na fazendinha com mini onde as crianças puderam se divertir com pôneis, charrete trole e até dar uma voltinha a bordo de uma carreta conduzida por trator, no estande do Click Árvore os visitantes retiraram mudas de árvores e hortaliças.

No encerramento da cerimônia de abertura foram distribuídos balões biodegradáveis com sementes de espécies nativas e saquinhos com alevinos soltos com a ajuda da população no Córrego do Barnabé.

LABORATÓRIO

O Laboratório de Águas do Controle de Qualidade do Saae avalia a condição dos corpos hídricos existentes (poços, nascentes, rios, córregos) e da água tratada distribuída à população de Indaiatuba, através de coletas e análises, de acordo com a legislação vigente.

Possui implantada a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, garantida por auditorias internas anuais e por avaliações do INMETRO.

Desde 2014, foi implantada a Unidade Móvel de Monitoramento de Água Bruta, utilizada para análises em mananciais (rios, lagoas, córregos). O veículo conta com sondas, que apresentam o resultado imediato da análise das amostras de água, possibilitando, entre outras vantagens, intervenções imediatas, em caso de despejo, de produtos tóxicos nos mananciais.