23 de setembro Dia do Rio Jundiaí

  • Redatores: DCI/Saae
  • Release N.º:1525 – 23/09/2022
  • Foto: DCI/Saae
admin | SAAE | Indaiatuba -SP Nesta
Hoje, 23 de setembro, celebramos o Dia do Rio Jundiaí. A data tem o objetivo de festejar os resultados alcançados na sua despoluição e sua transformação em um rio saudável.
💦 O Rio Jundiaí é o primeiro do país a ser reenquadrado – de classe 4 para classe 3 – e as ações desenvolvidas por Indaiatuba foram essenciais para que o manancial alcançasse esta nova posição. Ele passa por cidades industrializadas e recebeu por muito tempo os efluentes desses municípios. Por mais de 30 anos foi feito um importante trabalho de despoluição, com a construção das Estações de Tratamento de Esgotos nos municípios que o margeiam, que possibilitou sua reclassificação em 2014, primeiramente em Indaiatuba, e em 2017 em toda sua extensão.
✅ Por aqui, a Estação de Tratamento de Esgotos Mário Araldo Candello (ETE MAC) foi modernizada e ampliada e trata com eficiência 100% do esgoto coletado, devolvendo ao rio uma água com mais qualidade.
👉 Com este trabalho conjunto entre os municípios, o rio voltou à vida, inclusive com o retorno dos peixes, incluindo o bagre Jundiá, espécie que dá nome ao rio.
O SAAE ainda utiliza muito pouco suas águas, apenas em períodos de forte estiagem. Mas, sua reclassificação aumentou em 40% a disponibilidade de água bruta para Indaiatuba, com 1.080 m³/h, trazendo mais segurança hídrica para o município.