Programa Na Trilha Das Águas retorma Visita Presencial No Museu Da Água

• Redatores: Marco Matos – DCI/Saae
  • Release N.º:1508
  • Foto: Marco Matos – DCI/Saae

Nesta terça-feira, 21, tem início o Programa de Educação Ambiental “Na Trilha das Águas”, desenvolvido no Museu da Água, realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), desde 2009, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e também faz parte do Programa Município VerdeAzul, iniciativa do Governo Estadual.

O objetivo do Programa na Trilha das Águas é despertar a consciência ambiental, principalmente nas crianças e jovens para que eles tenham o cuidado necessário para a utilização de um recurso, como a água, tão importante para a humanidade e que tem um papel cada dia maior no desenvolvimento do Município. Desde março de 2020 o programa vinha acontecendo de forma virtual nos sites do Museu e do Saae devido a Pandemia.

Este ano o Programa está voltado aos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, e iniciou com a Emeb Profª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro, onde os alunos percorreram a exposição “Origem e Propósitos”, que mostra a formação da água em nosso planeta até sua transformação nos dias de hoje, estiveram na Sala Histórica que conta sobre o abastecimento em nossa cidade e fizeram a trilha ecológica ao redor do museu onde aprenderam sobre a importância da mata ciliar para a manutenção de um manancial, além de vivenciarem o contato com a “bica” ligada diretamente com a nascente do Cupini, que abastece nossa cidade desde 1936.

MUNICÍPIO VERDEAZUL (PMVA) – lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.