
30 jun Colaboradores da Unilever fazem plantio de mudas no Museu da Água
- Redatores: Marco Matos – DCS/Saae
- Release N.º:1512
- Foto: Marco Matos – DCS/Saae

O Museu da Água recebeu no sábado (25), a visita de colaboradores e familiares da Empresa Unilever que participaram do plantio de mudas nativas, essenciais, para recomposição da Mata Ciliar da represa do Cupini. Dentro da programação, os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Museu da Água.
O “tour” teve início com a visita ao prédio, uma instalação modelo de sustentabilidade que segue os padrões do Programa Município VerdeAzul, e possui as características de sua construção. Os visitantes puderam conferir também as atividades desenvolvidas que garantiram sua classificação, na última avaliação do Programa VerdeAzul. Para finalizar, foi feito um passeio pela trilha ecológica no entorno da represa onde há uma nascente protegida por um remanescente de mata Atlântica e Cerrado, onde foi feito o plantio de mudas nativas com o acompanhamento de profissionais do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae).
Essas ações, decorrentes do Programa Município VerdeAzul, ocorrem com o objetivo de despertar a consciência ambiental em nossos munícipes, reforçando os cuidados necessários para a utilização de um recurso tão importante e fundamental para o Planeta, a água.
O Museu da Água desde sua inauguração em 2016 já recebeu diversos eventos e ações que reforçam a importância da educação ambiental para a sociedade atual, onde as áreas urbanas tem se adensado e os hábitos de consumo devem ser repensados.
Torneira com temporizador, válvula econômica, circulação vertical, pintura clara, luz LED, área permeável, piso intertravado e paralelepípedo, iluminação natural, estrutura em aço e fachada em aço corten, bicicletário, pé direito duplo, cobertura em telha sanduiche, coleta seletiva e compostagem e coletor de pilhas e baterias, são os elementos do Museu que garantiram ser uma Instalação Modelo.
PROGRAMA MUNICIPIO VERDEAZUL
Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. A participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos federais.
A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.