NASCENTE MODELO É UMA DAS ATRAÇÕES DO PROGRAMA NA TRILHA DAS ÁGUAS

  • Redatores: DCS/Saae
  • Release N.º:1520 – 15/08/2022
  • Foto: DCS/Saae
admin | SAAE | Indaiatuba -SP

Entre as atividades que integram o Programa de Educação Ambiental “Na Trilha das Águas”, realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), desde 2009, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Nascente Modelo faz grande sucesso entre os alunos do ensino fundamental, que percorrem locais históricos do abastecimento de água de Indaiatuba.

Localizada no Museu da Água a Nascente Modelo também é fonte de informação, já que os estudantes quando conhecem o local passam a entender e pôr fim a um ‘mistério’: “de onde vem a água? ”, é a questão que aprendem a responder. A estimativa é de que aproximadamente 20 mil alunos já percorreram a “Trilha das Águas” e conheceram a Nascente Modelo, considerada um marco histórico da cidade e que abastece a população desde 1937.

A Nascente Modelo também faz parte do Programa Município VerdeAzul (PMVA), através da diretiva de Gestão das Águas, onde é considerada ‘modelo’ por estar protegida por vegetação nativa preservada conhecida como “mata ciliar”. Além disso, como é característica de qualquer nascente, ela tem uma Área de Preservação Permanente (APP) de 50 metros, conforme prevê o Novo Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/12).

Além dos alunos, grupos e visitantes de Indaiatuba e região, estiveram no Museu da Água e tiveram a oportunidade de conhecer a Nascente Modelo. Os dados, de acordo com o contador instalado no Museu, indicam que no período de julho de 2021 a julho de 2022, 41.355 pessoas já visitaram a Nascente Modelo.

O Programa Município VerdeAzul tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Passeio virtual

Para quem quiser mais informações sobre a Nascente Modelo, poderá acessar o passeio educativo mostrando onde a nascente está localizada e a importância de sua conservação. O vídeo está disponível nas mídias sociais do Saae e do Museu da Água e no site através do link: https://museudaagua.sp.gov.br/



Abra chat
1
Precisa de ajuda?
Somente emitimos 2a. via que não consta no site, antes verifique no menu SERVIÇOS ON-LINE, 2a. via. Obrigado