Saae faz manutenção na Nascente do Parque Ecológico

  • Redatores: Rose Parra – DCI/Saae
  • Release N.º: 1439
  • Foto: DCI/Saae
admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) concluiu a manutenção da nascente localizada no Parque Ecológico, próximo ao barco. A nascente do Parque Ecológico, em especial, em tempos de estiagem tem sido muito utilizada pela população de Indaiatuba. A água não é potável para o consumo humano, mas, pode ser usada para fins menos nobres: tomar banho, lavar roupa, usar em jardim, fazer a lavagem de casa.

Monitorada pelo coordenador do Setor de Meio Ambiente, da Autarquia, Ildo de Sousa Dias, responsável pelo Programa de Recuperação de Nascentes, o local onde está localizada a nascente passou por melhorias, entre elas, ganhou duas escadas feitas com vigas de dormentes de trilho de trem, ao redor foram plantadas árvores nativas e grama para conter a erosão, a área foi cercada e a nascente está protegida e revitalizada.

“A gente sabe que existe várias alternativas para manter as águas no rio e com certeza a proteção das nascentes é uma delas. A recuperação das nascentes é fundamental para o aumento da disponibilidade hídrica e a melhoria na qualidade da água, por isso os trabalhos são constantes”, alerta Ildo.

Para a estabilidade dos serviços existe uma equipe que realiza a manutenção periódica nas nascentes do programa. São realizados serviços de limpeza, manutenção no entorno das nascentes, replantio, controle de formigas e de espécies invasoras dominantes, adubação, controle de processos erosivos, e orientação ao proprietário rural quanto às boas práticas de uso e de manejo das Áreas de Preservação Permanente (APP).

O proprietário rural que tiver interesse em aderir ao programa deve procurar o Saae e manifestar seu interesse para que os técnicos do Setor de Meio Ambiente visitem a propriedade e realizem estudo de caso e proposta de recuperação da área.