CONIRPI realiza a primeira Assembleia Geral Ordinária 2022

• Redatores: Marco Matos – DCS/Saae
  • Foto: DCS/Saae

Indaiatuba sediou na quarta-feira (26) a 1ª Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (CONIRPI) de 2022. O encontro foi realizado com a presença de prefeitos e vereadores da região em formato híbrido – presencialmente, no gabinete do Prefeito Nilson Gaspar, – e de forma remota, por videoconferência. Contou com as participações do Superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), Eng. Pedro Claudio Salla, Superintendente do CONIRPI, Vanessa Kühl, Prefeito de Salto, Laerte Sonsin, Prefeito de Itu, Guilherme Gazola e a Vice-Prefeita de Cabreúva, Noemi Medeiros, vereadores e o corpo técnico do Consórcio.

No encontro o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar foi reeleito o presidente do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (CONIRPI). A vice-presidência está a cargo do prefeito da Estância Turística de Salto, Laerte Sonsin.

A reunião ocorreu para realização da Eleição do Presidente e Vice-Presidente do Conselho de Prefeitos e indicação do Tesoureiro, Controle Interno, Superintendente e membros da Diretoria Técnica. Na ocasião também foi lida e aprovada da ATA da reunião anterior.

O CONIRPI é composto por representantes dos municípios de Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva, instalado solenemente no dia 12 de junho de 2003. Sua finalidade é planejar, adotar e executar planos, programas e projetos destinados a acelerar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região, além de promover programas ou medidas destinadas à recuperação do meio ambiente das quatro cidades consorciadas, com atenção especial ao Ribeirão Piraí.

A barragem do Ribeirão Piraí está localizada na divisa de Itu e Salto e poderá armazenar aproximadamente 9 bilhões de litros de água, garantindo a ampliação do volume de captação dos municípios consorciados. A obra conta com recursos financeiros dos Governos Federal e Estadual, este último intermediado pelo deputado estadual Rogério Nogueira.