Saae recupera nascente no bairro Mirim

  • Redatores: Rose Parra – DCS/Saae
  • Release N.º: 1423
admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) iniciou os trabalhos de recuperação em mais uma nascente, desta vez, em uma propriedade rural localizada no bairro do Mirim. De acordo com o coordenador do Setor de Meio Ambiente, da Autarquia, Ildo de Sousa Dias, responsável pelo Programa de Recuperação de Nascentes, os trabalhos nessa nascente iniciaram com a localização do ponto da nascente e desassoreamento da mesma. Foram realizados também trabalhos de controle de erosão para evitar processos erosivos e isolamento da Área de Preservação Permanente para favorecer a regeneração natural do fragmento florestal existente.

O Saae através dos trabalhos realizados nessa propriedade tem o objetivo de incentivar e estimular que as ações ambientais ali implantadas e bem-sucedidas se repliquem em outras propriedades rurais.

Nos últimos cinco anos o Saae realizou serviços de preservação e recuperação em 72 nascentes.

Para a estabilidade dos serviços já realizados existe uma equipe que realiza a manutenção periódica nas nascentes do programa.

São realizados serviços de limpeza, manutenção no entorno das nascentes, replantio, controle de formigas e de espécies invasoras dominantes, adubação, controle de processos erosivos, e orientação ao proprietário rural quanto às boas práticas de uso e de manejo das Áreas de Preservação Permanente (APP).

A recuperação das nascentes é fundamental para o aumento da disponibilidade hídrica e a melhoria na qualidade da água, por isso os trabalhos são constantes.

“Todas essas condições mostram a importância e os benefícios que existem na conservação e recuperação das nascentes. A falta d’água já é realidade em diversos cenários no próprio Brasil, cabe a nós, hoje, transformar essa realidade para as futuras gerações. Além de transformar a realidade futura, no presente com atitudes como essa, podemos trazer benefícios produtivos, econômicos e sociais”, complementa Ildo.

O proprietário rural que tiver interesse em aderir ao programa deve procurar o Saae e manifestar seu interesse para que os técnicos do Setor de Meio Ambiente visitem a propriedade e realizem estudo de caso e proposta de recuperação da área.

admin | SAAE | Indaiatuba -SP
admin | SAAE | Indaiatuba -SP