Equipes do Saae cuidam da manutenção das nascentes

  • Redatores: DCS Saae
  • Release N.º: 1338
WhatsApp Image 2020-05-13 at 09.30.40 (1)admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O trabalho das equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), não para. Essa semana, o pessoal do Programa de Recuperação de Nascente, sob a orientação do tecnólogo em Gestão Ambiental, Ildo de Sousa Dias, deu prosseguimento à manutenção das 60 nascentes do Programa de Recuperação de Nascentes e Sustentabilidade Hídrica do município. As equipes se dividiram entre dois locais, na Fazenda São Miguel, que já está pronta e num outro local onde o trabalho deverá levar um tempo maior para conclusão. A primeira nascente a passar pelo processo foi a do Parque das Frutas. No dia seguinte foi realizada a limpeza da nascente atrás do Paço Municipal, para futuro plantio das mudas.

De acordo com Ildo de Souza, na nascente da São Miguel, foram feitos os replantios dos locais onde havia falhas, o espaço foi roçado e mato foi retirado para cobrir o solo e a Nascente ficou pronta no mesmo dia.

“A outra equipe está em um local que exige mais dedicação porque as cercas terão que ser consertadas, além de realizar todo processo de replantio das falhas e esperar o mato secar já, que segundo Ildo, quando em torno das nascentes existem matos verdes, o que é um atrativo para os bois quebrarem a cerca e comer o mato. “Além disso, a área é muito maior e será necessário um tempo maior para conclusão da manutenção”, explica Ildo.

Nos últimos cinco anos, o SAAE realiza serviços de preservação e recuperação em todas as nascentes e, para a estabilidade dos serviços já realizados, foi montada uma equipe que faz a manutenção periódica.

Na manutenção são realizados serviços de controle de mato, manutenção no entorno das nascentes, replantio, controle de formigas e de espécies invasoras dominantes, adubação, controle de processos erosivos, e orientação ao proprietário rural quanto às boas práticas de uso e de manejo das Áreas de Preservação Permanente (APP).