Conheça sua conta

  • Redatores: Renata Coutinho – DCS
  • Release N.º: 1334
asdfadmin | SAAE | Indaiatuba -SP

É importante saber interpretar sua conta mensal de água para controlar seu consumo e também para ter certeza de que os valores registrados nela são confiáveis.

Uma das primeiras coisas que você deve fazer é aprender a calcular o seu consumo mensal observando dois espaços: LEITURA ATUAL e LEITURA ANTERIORSubtraia do valor da leitura atual o valor da leitura anterior e saberá o quanto de água você consumiu durante aquele mês, em metros cúbicos (m³).

Anualmente, a Agência Reguladora ARES-PCJ estabelece um valor mínimo para o consumo em cada uma das três categorias: residencial, comercial e industrial.

O critério para a cobrança da água é o metro cúbico (m³). Um metro cúbico corresponde a 1.000 litros. O valor do m³ varia de acordo com a faixa de consumo, e com as categorias.

Quem consumiu, no mês, além de 5 m³ irá pagar o mínimo, mais o que consumiu na(s) outra(s) faixa(s), multiplicado pelo valor do m³ da faixa, ou das faixas correspondentes.

A tarifa de esgoto corresponde a 90% do valor da tarifa de água e também é cobrada pelo sistema de faixas.

Quanto maior o consumo, mais elevado é o valor do m³ na faixa correspondente. Veja a estrutura tarifária em www.saae.sp.gov.br/consumo_tarifas

Importante também saber que o hidrômetro é um equipamento de medição que registra, continuamente, o volume de água consumido, não registra o que não foi consumido.

O aumento no consumo pode acontecer por diversos motivos, até por um vazamento não visível. Caso tenha dúvidas, entre em contato com o Saae pelos canais: 0800 77 22 195; 19 38349400; WhatsApp: 19 99615-8035; E-mail: Cat0800@saae.sp.gov.br; Site: https://saae.datadns100.com/faleconosco/