Funcionários do Saae participam de palestra de orientação sobre o coronavírus

  • Redatores: Rose Parra – DCS Saae
  • Release N.º: 1320
4f19bbb8-5e1d-415a-a720-df6c8dc7d683admin | SAAE | Indaiatuba -SP

Os funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) participaram na terça-feira (3), de uma palestra sobre o Coronavírus, promovida pela Prefeitura de Indaiatuba, com especialistas da Secretaria de Saúde e do Departamento de Vigilância Epidemiológica. O objetivo do encontro é de esclarecer e orientar questões sobre o Coronavirus. As palestras foram realizadas no período da manhã e tarde, no Anfiteatro, com secretaria da Pasta, Graziela Garcia e profissionais da área.

A proposta é divulgar para o maior número de pessoas a realidade da situação. Um dos pontos importantes é esclarecer que o Coronavírus não está circulando no Brasil, o que significa que os dois casos confirmados são importados e já estão controlados. No caso de dúvidas sobre os sintomas procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, lembrando que as equipes estão preparadas para o atendimento e se for o caso, encaminhar para o Pronto Socorro. (Confira abaixo informativo na íntegra).

A notícia de um novo vírus infectando pessoas sempre é motivo de estresse. A informação se espalha rapidamente e, com ela, muita desinformação também. Para o superintendente do Saae, engenheiro Sandro Coral, a iniciativa da administração pública em orientar a população principalmente em relação a procurar os Órgãos oficiais do município para sanar suas dúvidas é fundamental.

 “Somos multiplicadores de informações por isso a importância em informar a verdade. Um bom exemplo de informação errada é sobre a troca de álcool por vinagre, ou o gargarejo com água quente. O assunto é sério e precisamos estar atentos para não alarmar a população.”, orienta Sandro Coral.

CORONAVÍRUS

O SARS-COV-2 é chamado de Coronavírus em decorrência de seu perfil de microscopia, pois parece uma coroa. Ele faz parte do COVID 19, uma família de vírus que causam infecções respiratórias.

Entre as formas de transmissão do vírus estão: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; toque ou aperto de mão e; contato com objetos e superfícies contaminados, seguido de contato com boca, nariz e olhos.

Já os sintomas incluem febre alta; tosses, dores musculares; falta de ar e secreção na garganta. Para a prevenção é recomendados evitar contato com pessoas infectadas, além de aglomerações; cuidados ao tocar corrimões, maçanetas e higienização constante das mãos.

INFORMATIVO

  • O Coronavírus não está circulando no Brasil.
  • Os dois casos, até o momento confirmados, na cidade de São Paulo, são de pessoas que chegaram contaminadas da Itália, já receberem atendimento médico e estão no período de quarentena em casa.
  • De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os casos do novo Coronavírus são uma emergência de saúde pública de interesse internacional, sendo assim a Prefeitura de Indaiatuba reforça que qualquer pessoa que esteve na China ou Itália nos últimos 14 dias e apresente febre, tosse e dificuldades para respirar deve procurar atendimento médico imediatamente.
  • A Rede Municipal de Saúde de Indaiatuba está preparada para atender casos suspeitos e segue o planejamento de ações seguindo protocolos do Ministério da Saúde.
  • Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, inclusive o Coronavírus, orienta-se sejam adotadas medidas gerais de prevenção, como realizar frequente higienização das mãos, com água e sabão (o álcool gel não é uma proteção eficaz), utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir com o braço nariz e boca quando tossir ou espirrar, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Além disso, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados.