Saae realiza ações de Combate as Perdas de Água Tratada nos bairros Monte Verde e Lauro Bueno

• Redatores: Marco Matos – DCS Saae
DSC_2663admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba) vem desenvolvendo ao longo dos anos o Plano Diretor de Combate às Perdas de Água através de diversas ações. Recentemente realizou uma ação nos Bairros Monte Verde e Lauro Bueno que conseguiu diminuir a perda de 179.807m³ no período de um ano de água tratada

Foram pesquisados e consertados vazamentos não visíveis (que não aparecem nas ruas) de 7 ruas onde localizaram 14 vazamentos invisíveis, sendo 2 na rua e 12 nas calçadas dos imóveis a ação será retomada esta semana.

As ações são realizadas por uma equipe multidisciplinar que engloba principalmente os departamentos de Obras, Tratamento e Manutenção, Hidrometria e Fiscalização, além de Projetos, Planejamento, Informática e Comunicação.

O Centro de Controle de Operações (CCO), instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA I) na Vila Avaí, monitora e controla, através de um sistema integrado e online, todo sistema de abastecimento de água tratada do município, permitindo um melhor gerenciamento e a tomada de decisão com mais rapidez e eficiência, sendo a mais importante ferramenta no combate às perdas de água da Autarquia.

Esse sistema integrado que permite aos técnicos do Saae identificarem se está havendo ou não diferença significativa entre a macro e micromedição. A constatação de uma diferença significativa indica a existência de perda de água no local, referendando a realização uma pesquisa de vazamento para identificar onde ele ocorre, possibilitando seu reparo, evitando a perda de água tratada e o dano as vias públicas, uma vez que a água que proveniente do vazamento causa erosão e pode causar o afundamento de vias.

“Nossa intenção é obter um sistema de abastecimento cada vez mais eficiente, para poupar os mananciais e reduzir custos durante o processo de tratamento e distribuição”, comenta o superintendente do Saae, engº Sandro Coral.

Conheça algum das ações que constituem o Plano Diretor de Combate às Perdas:

SETORIZAÇÃO E MACROMEDIÇÃO

A rede de distribuição do município está dividida em 23 setores de abastecimento, dos quais 13 já estão implantados para possibilitar o controle de pressão e monitoramento das vazões na rede de distribuição através da limitação das zonas de influência da cidade, permitindo a localização com maior facilidade dos vazamentos e possibilitando a melhor análise para tomada de decisões, reduzindo custos e minimizando os transtornos à população.

VÁLVULAS REDUTORAS de PRESSÃO (VRP’s)

A instalação das VRP’s na rede de distribuição possibilita o controle da pressão e redução do número de rompimentos na rede de abastecimento, e do volume de perdas de água gerado por vazamentos.

PESQUISA DE VAZAMENTOS

A pesquisa de vazamentos é uma ação contínua que o Saae vem realizando e intensificando ao longo dos anos. Para garantir a eficácia da pesquisa de vazamentos não visíveis, a autarquia possui um cadastro atualizado das redes de abastecimento e equipamentos de ponta, possibilitando o conserto com mais rapidez e eficiência. Os macromedidores tem papel importante nesta ação.

SUBSTITUIÇÃO DE HIDROMETROS

Seguindo determinação do Inmetro, outra importante ação executada pelo Saae, é a troca dos hidrômetros com mais de 5 anos de uso. Com o passar do tempo, há um desgaste dos componentes internos do relógio, que não registram o volume real de água consumido no imóvel.

SUBSTITUIÇÂO DE REDES E ADUTORAS ANTIGAS

Para reduzir as perdas causadas por vazamentos o (Saae) SAAE vem substituindo por toda cidade, as redes e adutoras antigas.