Rua João de Barro recebe recapeamento e Fogueteiro continua com a implantação de galerias pluviais e guias

• Redatores: Renata Coutinho – DCS Saae

Teve início nessa segunda-feira (3) o recapeamento da rua João de Barro, na zona Norte do município. Até o momento já foram executados 600 metros, de um total de 2,2 quilômetros que serão recuperados.

Para garantir a qualidade do serviço, antes do início da pavimentação as vias foram limpas, varridas e lavadas para remover todo entulho, terra e vegetações existentes.

Após a limpeza, deu-se início a execução do recapeamento onde toda a superfície está sendo imprimada com asfalto diluído de petróleo, para então receber uma camada de pintura ligante com a emulsão asfáltica, atentando ao tempo de cura de cada uma das camadas. Para o recapeamento, considerou-se Concreto Betuminoso Usinado a Quente.

Na estrada do Fogueteiro a Secretaria Municipal de Obras trabalha implantando as galerias pluviais, guias e sarjetas nos locais que ainda não possuem. Após a finalização, a empresa contratada pelo Saae fará a limpeza e dará início ao recapeamento.

A obra está sendo realizada com recursos do Saae, com prazo de 60 dias para finalização.

O recapeamento foi necessário em virtude da obra de implantação do sistema de coleta e afastamento de esgoto dos bairros daquela região, que danificou o pavimento. O Saae realizou a manutenção do asfalto nos trechos que sofreram intervenção durante o período de obras, mas com as chuvas frequentes e a grande circulação de veículos nas vias, houve a necessidade de um trabalho mais abrangente, como o recapeamento.

O sistema de esgotamento sanitário implantado na Zona Norte atendeu 20 bairros, que agora já dispõem de rede coletora de esgoto, implantada sem custo ao usuário, através do Reágua – Programa Estadual de Apoio à Recuperação de Águas, do Governo do Estado. O benefício foi conseguido graças ao projeto elaborado por uma equipe de profissionais da autarquia e pelo cumprimento das metas, além do empenho do deputado estadual Rogério Nogueira (DEM) em intermediar a verba junto ao Estado.

O superintendente do Saae, Sandro de Almeida Lopes Coral, reforça que o recapeamento era mais um compromisso da autarquia com o prefeito Nilson Gaspar e com a população daquela região. “Concluímos uma obra de grande importância para a população da Zona Norte, levando o sistema de coleta e afastamento de esgotos àquela região à custo zero, o que, aliás, foi uma conquista do prefeito, quando ainda era superintendente do Saae. Agora estamos recompondo a malha asfáltica das vias que foram danificadas durante essa obra, conforme nos comprometemos com a administração municipal, trazendo mais conforto aos moradores daquela região da cidade”, argumentou.

Desde 2010 esses bairros também recebem o abastecimento de água tratada, implantado através de PCM (Plano Comunitário de Melhorias).