PREFEITURA E SAAE INICIAM DESASSOREAMENTO DE NOVO TRECHO DO CÓRREGO DO BARNABÉ

• Redatores: Sérgio Gatolini – DCS Saae
desassoreamento_edtadmin | SAAE | Indaiatuba -SP

A Prefeitura de Indaiatuba e o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), deram início nesta quarta-feira (14), ao desassoreamento do lago localizado em frente à Prefeitura Municipal, no Jardim Esplanada. O serviço foi iniciado próximo à pista de skate.

Inicialmente será utilizada uma escavadeira hidráulica com braço alongado, própria para este tipo de serviço e três caminhões para a retirada dos sedimentos. Dependendo das condições do clima, a partir da semana que vem estão previstos mais dois caminhões e mais uma escavadeira que fará a limpeza do córrego em alguns pontos.

Após a conclusão dos trabalhos, que devem durar cerca de 45 dias, a estimativa é que o leito do rio fique com 2 metros de profundidade. “Os pontos de assoreamento mais significativos, estão próximos aos pontos de descarga das bocas de lobo da região, que coletam toda a água das chuvas, e com ela, todo tipo de material que de deposita no leito do rio”, comenta o superintendente do Saae, engº Sandro Coral.

O material resultante da limpeza está sendo transportado para um terreno da Prefeitura, próximo ao Jardim Regina que está sendo recuperado. Este material está depositado em camadas para sua completa secagem.

O trabalho de desassoreamento do Córrego Barnabé, que corta toda a extensão do Parque Ecológico, tem uma grande importância para o município, pois suas águas são captadas pela Estação de Tratamento V e utilizadas para abastecer parte da região do Jardim Morada do Sol, a região mais populosa da cidade.

ASSOREAMENTO

O trabalho de manutenção, promovido pela Prefeitura e pelo Saae, é de essencial importância para garantir a saúde dos cursos d´água existentes no município. Por esse motivo, é importante a conscientização da população para que não joguem lixo nas ruas e façam o armazenamento correto dos materiais de construção deixados nas calçadas, para que a chuva não leve esses resíduos aos córregos e rios.