Participantes do Projeto 100% Saúde fazem plantio de um pomar na barragem do Mirim

• Redatores: Renata Coutinho – DCS Saae
O programa, da secretaria Municipal de Saúde, promove a saúde, reeducação alimentar e busca de uma melhor qualidade de vida. Marco Matos - DCS Saae

Neste domingo (25) aconteceu na barragem do rio Capivari Mirim o plantio de 120 mudas de árvores frutíferas promovido pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba, através da Secretaria de Saúde, com o apoio do Saae, para comemorar o aniversário de dois anos do Projeto 100% Saúde.

O evento contou com a participação dos membros do programa 100% Saúde, do grupo de caminhada Indaiandando e do Rotaract (Rotary Clube de Indaiatuba).

A abertura do plantio foi feita pelo prefeito de Indaiatuba Nilson Gaspar e pelo coordenador do projeto Ítalo Gomide Alves, também estavam presentes a secretária-adjunta de Saúde, Graziela Garcia, o secretário de Esportes Marcos Antônio de Moraes e o vereador Hélio Ribeiro.

Na área plantada crescerá um pomar composto por 120 mudas de espécies como Jabuticaba, Acerola, Amora e Jambo.

PROJETO 100% SAÚDE

A Secretaria de Saúde implantou o primeiro polo do projeto em julho de 2015, na Câmara Municipal, e desde então o projeto ganhou novos parceiros como as secretarias de Educação, de Esportes e da Família e do Bem Estar Social.

O segundo polo, que funciona da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) do Parque Campo Bonito, foi lançado pelo prefeito Nilson Gaspar em janeiro deste ano. Em maio, o terceiro polo do 100% Saúde passou a funcionar na “Emeb “Profª Maria Benedicta Guimarães”, com o objetivo de atender às crianças da Rede Municipal e seus familiares que estão acima do peso e que querem uma mudança de vida.

No mês passado foi iniciada a parceria com o Cresans (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável), da Secretaria da Família e do Bem Estar Social, para oferecer aos participantes do 100% Saúde aulas de culinária saudável. O curso intitulado Reeducação Alimentar na Prática tem duração dois meses, com aulas às quintas-feiras, das 9h às 11h, a grupos de 30 pessoas que integram o projeto. Ao final do curso os participantes receberão o Certificado.

Os pacientes chegam ao 100% Saúde por indicação de médicos, agentes comunitários de saúde, ambulatórios de especialidades, Programa de Saúde da Família (PSF) e também por demanda espontânea.

O projeto conta com uma equipe multidisciplinar formada por médico cirurgião bariátrico, nutricionista e psicóloga. Para participar do projeto na Câmara Municipal ou no Campo Bonito o interessado deve fazer a sua inscrição sempre na primeira quarta-feira do mês na Câmara ou na primeira terça-feira do mês no Campo Bonito. Os interessados são submetidos à análise clínica e dados antropométricos. Somente após este processo, os participantes serão classificados em dois grupos: aqueles que terão indicação para cirúrgica bariátrica e o grupo de reeducação alimentar.