Presidente da Agência Nacional das Águas visita obras de ampliação da ETE Mário Araldo Candello

  • Redatores: Marco Matos – DCS Saae
  • Release N.º: 1026
_DCS0416_tr0admin | SAAE | Indaiatuba -SP

Recebemos no sábado (25), a visita do Diretor Presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), Vicente Andreu. Ele acompanhado pelo superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), engenheiro Sandro Coral, junto com o diretor de obras contratadas José Antonio Rolim e com a engenheira Priscila Avelar Rocha Rodrigues (Construtora Elevação), responsável técnico pela execução da obra, vistoriaram a obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mário Araldo Candello, e sinalizou a possibilidade de adiantamento de recursos para que os trabalhos sejam concluídos em apenas dois anos, e não em três, como é previsto. Isso porque com o estágio avançado das obras, em 2018 as lagoas 3 e 4 já estarão tratando o esgoto, aumentando assim a eficiência de tratamento da ETE, o que possibilita a solicitação da primeira certificação para recebimento de um percentual da verba obtida. No total, o pagamento será feito em 12 parcelas, com a comprovação da eficiência no tratamento.

O convite feito por Sandro Coral e por Vanessa Kuhl (superintendente adjunta) para conhecer a obra na última quarta-feira (22), quando junto com o Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, Francisco Lahóz, estiveram na Agência Nacional de Águas (ANA), para verificar os procedimentos para solicitar a primeira certificação do Prodes (Programa de Despoluição das Bacias Hidrográficas), que é conhecido como programa de compra de esgoto tratado, por pagar pelos resultados alcançados com o esgoto efetivamente tratado.

O SAAE foi o único serviço de água e esgotos das cidades inseridas na Bacia PCJ a ser contemplado com verbas do Prodes, no período. Em 2013 a autarquia recebeu R$ 18 milhões, que corrigido já está em R$ 26 milhões, a fundo perdido (sem necessidade de reembolso), que serão investidos na adequação e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Mário Araldo Candello.