Realizada nova concretagem das paredes dos decantadores na obra de ampliação da ETE Mário Araldo Candello

• Redatores: Marco Matos – DCS Saae
essa_DCS0212admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) através da construtora Elevação, responsável pela obra de adequação e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mário Araldo Candello, localizada no Distrito Industrial Vitória Martini, avançam em diversas frentes.

Nesta sexta-feira (17) houve uma nova concretagem das paredes dos decantadores, e na elevatória de esgoto para o lodo que vai sair dos decantadores. Também já foram enterrados mais de mil metros de tubos de diversos diâmetros, de aço e ferro fundido, além disso as obras do novo tanque de aeração, dos prédios dos aeradores, adensadores de lodo, o tanque de contato e o estaqueamento para os prédios para o novo tratamento preliminar e casa de sopradores que serão construídos seguem de acordo com o cronograma.

Ao todo serão 3 novos decantadores, 10 novos sopradores, 1 tanque de contato, 1 novo tanque de tratamento, uma nova elevatória de esgoto tratamento preliminar, processo de separação dos sólidos mais grosseiros tais como a gradagem (chamado de gradeamento) que pode ser composto por grades grosseiras, grades finas e/ou peneiras rotativas. É onde acontece a separação de todo material sólido descartado de forma irregular na rede de esgoto.

ETE MÁRIO ARALDO CANDELLO

A estação utiliza um dos mais avançados métodos de tratamento de esgoto do mundo: o biológico, pelo processo de lodos ativados por aeração prolongada com ar difuso, cuja finalidade é introduzir ar atmosférico na massa líquida. A eficiência mínima será de 95% na remoção de DBO e de 80% na remoção de nutrientes (NTK).

Hoje sua capacidade atual de tratamento é de 1000 litros por segundo, com uma carga orgânica de 200 DBO5 mg/l.. Após as obras sua vazão máxima de tratamento será ampliada para 1320 L/s e uma carga orgânica diária estimada em 458 DBO5 mg/l.

A ampliação também contempla o modelo de tratamento terciário através de desinfecção do efluente por hipoclorito de sódio e utilização de membranas ultra filtrantes no processo de produção de água de reuso. O resultado do tratamento será um produto que poderá ser utilizada por empresas que não usam água tratada em suas linhas de produção, para lavagem de ruas e rega de jardins.