SAAE REFORÇA SEGURANÇA HÍDRICA COM OBRAS ESTRATÉGICAS EM 2024

SAAE REFORÇA SEGURANÇA HÍDRICA COM OBRAS ESTRATÉGICAS EM 2024

REDATOR: Matheus Kleim

DATA: 11/12/2024

Nº: 0064/2024

Com a conclusão dos novos reservatórios, a cidade ganha mais 12,8 milhões de litros em armazenamento de água tratada

O investimento contínuo e a modernização do sistema de abastecimento de água são marcas registradas do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae). Em 2024, isso ficou latente com os diversos empreendimentos realizados para melhoria de cada etapa da distribuição de água tratada, desde a captação nos mananciais, até o fornecimento desse recurso em todo o município.

Sempre tendo o planejamento como peça-chave da segurança hídrica, o Saae investiu em 2024 em diversas obras que aumentarão o fornecimento de água tratada para a cidade e a capacidade de reservação dessas águas. Esses esforços garantem ao município uma ampla disponibilidade hídrica, mesmo em períodos de estiagem severa. Confira alguns desses empreendimentos iniciados em 2024:

– Estação de Tratamento de Água no bairro Tombadouro (ETA VI)

– Reservatório Santa Maria (1,5 milhões de litros)

– Reservatório Itaici (2 milhões de litros)

– Reservatório Tombadouro (3 milhões de litros, já em uso)

– Reservatório da ETA VI (1 milhão de litros)

– Reservatório Santa Dulce (5 milhões de litros)

– Substituição do reservatório do bairro Altos de Bela Vista (325 mil litros)

Na conclusão de todas essas obras, serão mais 12,8 milhões de litros em capacidade de armazenamento de água tratada.

Com o objetivo de otimizar o fornecimento de água tratada e reduzir perdas, o Saae investiu em 2024 na setorização, que divide a cidade “distritos de medição”. Ao facilitar a identificação e manutenção dos vazamentos subterrâneos, além de substituir a rede antiga por tubulações mais modernas e duradouras, a obra é um importante avanço na contenção das perdas de água tratada dentro da cadeia de distribuição. Dessa forma, o sistema passa a ser mais sustentável ecologicamente e financeiramente, tanto para a autarquia, quanto para o contribuinte. A princípio, as obras se concentram no Jardim Morada do Sol e na região central da cidade.

Cada uma dessas obras reforça o compromisso da autarquia com o abastecimento da população e com a segurança hídrica do município, mesmo em situações de estresse hídrico.

 

Foto: DCS/Saae

Legenda: As obras garantem segurança hídrica para Indaiatuba, mesmo em períodos severos de estiagem

#PraTodosVerem1: A imagem mostra um grande reservatório de água cilíndrico, composto por chapas metálicas na cor preta. Há um adesivo com a logomarca do Saae no topo do reservatório. Céu claro e sem nuvens, solo coberto por grama recém plantada.

#PraTodosVeremem2: Imagem mostra um funcionário ao lado de uma máquina vermelha durante uma obra de setorização. No cruzamento entre duas ruas, há uma vala feita no asfalto.

#PraTodosVeremem3: Imagem aérea mostra dois caminhões. Um deles possui um longo braço mecânico e está trabalhando sobre uma estrutura cilíndrica que está sendo construída dentro de uma grande vala feita no solo. O outro é um caminhão betoneira.

#PraTodosVeremem4: Imagem aérea da região onde está sendo construída a ETA VI. Vê-se o leito do rio Jundiaí cercado por uma densa vegetação, as obras da Estação e casas.