SAAE PROMOVE CAMPANHA DURANTE SEMANA DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

REDATOR: Departamento de Comunicação Social – DCS/SAAE

DATA:  16/03/2023

N.: 0019/2023

Haverá apresentação da Peça “Joca, o menino que cuidava do mundo” no Museu da Água, dias 25 e 26

O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, é uma oportunidade importante para lembrar a todos nós sobre a importância da água e para promover ações em prol da preservação dos recursos hídricos. Pensado nisso o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), elaborou uma programação de divulgação em suas redes sociais com diversos temas que serão apresentados durante toda semana: Mudanças Climáticas e o Abastecimento; Disponibilidade Hídrica; A Importância do Tratamentos dos Esgotos e A Responsabilidade de Todos. A ideia é trazer temas que afetam diretamente no abastecimento de água potável e como a sociedade pode e deve colaborar.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), na quarta-feira (22), vai realizar uma Palestra no Museu da Água o Dia Mundial da Água e o Dia da Floresta e um plantio. E no fim de semana (dias 25 e 26), acontece também no Museu da Água a apresentação do Espetáculo Teatral “Joca, o menino que cuidava do mundo” da Cia Diversão & Magia, nos dias 25 e 26 (sábado e domingo), com sessões às 13h, 14h, 15h e 16h. Também haverá pintura facial, escultura de balões e a recepção no Museu será feita pela Sereia Ariel.

O Superintendente do Saae, Engenheiro Pedro Claudio Salla, explica que para 2023 o tema que muito tem se discutido são as mudanças climáticas, que estão diretamente relacionadas à disponibilidade e qualidade da água em todo o mundo. O aumento da temperatura global e das condições climáticas extremas, como secas e tempestades, têm impacto direto sobre a quantidade e qualidade da água disponível em rios, lagos e aquíferos. Além disso, o uso excessivo de água para atividades humanas, contribui para a escassez de água.

“As campanhas de conscientização que tratam entre outros, das mudanças climáticas e o abastecimento, uso racional da água, tratamento de esgotos e a importância da preservação dos recursos hídricos podem contribuir para conscientizar a população sobre a importância da água e da preservação dos recursos hídricos, e, consequentemente, para enfrentar os desafios das mudanças climáticas”, ressalta, Salla.

O Superintendente do Saae, acrescenta que a água é um recurso fundamental para a vida e para o desenvolvimento sustentável. Por isso, é importante que todos façam sua parte para preservar a água e os recursos hídricos. Isso inclui adotar práticas de consumo consciente, como reduzir o tempo do banho, esvaziar as águas e reutilizar a água sempre que possível.