SAAE DESATIVA ELEVATÓRIAS DE ESGOTOS PARA OTIMIZAR SISTEMA DE COLETA DE EFLUENTES

Comunicação | SAAE | Indaiatuba -SP

REDATOR: Departamento de Comunicação Social – DCS/SAAE

DATA:  13/09/2023

N. 0056/2023

Uma elevatória maior já está pronta e é capaz de atender à demanda de esgotamento dessas áreas

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), desativou três Estações Elevatórias de Esgotos (EEE), duas localizadas no Jardim Morumbi e uma no Condomínio Residencial Green Village. A decisão de alterar essas estruturas é devida a análise de que elas não são mais necessárias, uma vez que já está pronta uma elevatória maior, localizada no Parque do Mirim, capaz de atender à demanda de afastamento dos efluentes dessa região. Com a desativação das elevatórias o Saae também deixa de custear os reparos constantes, as quais elas precisam devido a sua estrutura de pequeno porte.

A função de uma elevatória de esgotos é importante para o sistema de saneamento, sua principal tarefa é bombear esgoto de áreas mais baixas para locais mais elevados, garantindo que o fluxo de esgoto seja direcionado de forma eficiente até a estação de tratamento.

O superintendente do Saae, Eng. Pedro Claudio Salla, expressou sua preocupação com a qualidade dos serviços prestados à população. Ele enfatizou a importância de oferecer um serviço eficiente e confiável, ao mesmo tempo em que busca otimizar os recursos da autarquia.

Desativar as pequenas elevatórias é uma maneira de evitar reparos frequentes e possíveis transtornos para a população, já que a necessidade de manutenção constante poderia levar a rompimentos e problemas no sistema de esgoto, causando transtornos para os moradores.

Fotos: Thomaz Edson – DCS/Saae
Legenda: Desativar as elevatórias evita reparos constantes e possíveis transtornos para a população