25 nov SAAE AVANÇA NA UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO COM NOVO INTERCEPTOR DE ESGOTOS
REDATOR: Matheus Kleim
DATA: 25/11/2024
Nº: 0056/2024
A rede vai percorrer 11 km da margem do rio Jundiaí, e será um marco na coleta de resíduos em Indaiatuba
O Serviço Autônomo de Água
e Esgotos (Saae) iniciou a implantação do interceptor de esgotos da margem esquerda do rio Jundiaí, sendo o maior investimento em uma obra de saneamento da história da autarquia. A Ordem de Serviço emitida no começo de novembro oficializa o início deste empreendimento que é um passo crucial rumo à universalização do saneamento em Indaiatuba.
O “interceptor” é uma tubulação de grande porte que recebe o esgoto transportado por canais menores, impedindo que os efluentes sejam despejados diretamente nos cursos de água, como rios e lagos.
A obra prevê a construção de 11 km de tubulações que percorrerão a margem esquerda do rio Jundiaí até a Estação de Tratamento de Esgotos Mário Araldo Candello (ETE – MAC). A estação utiliza o tratamento biológico por lodos ativados, através do processo de aeração prolongada com ar difuso. Esse método permite a multiplicação de bactérias que se alimentam de matéria orgânica presente no esgoto, utilizando oxigênio para o processo metabólico. A eficiência mínima de remoção de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) é de 95%, sendo também realizada a remoção de nitrogênio e fósforo através de um sistema de dosagem de cloreto férrico.
A obra é realizada com investimentos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), e visa atingir a universalização do serviço de saneamento na área urbana de Indaiatuba.
O investimento reafirma o compromisso do Saae com a qualidade de vida dos moradores de Indaiatuba, e evidencia sua responsabilidade na preservação do meio ambiente.
Foto: DCS/Saae
Legenda: O interceptor leva os efluentes até a Estação de Tratamento de Esgotos Mário Araldo Candello (ETE – MAC)
#PraTodosVerem1: Foto aérea da Estação de Tratamento de Água Mário Araldo Candello. Vemos cinco grandes reservatórios retangulares e três reservatórios circulares.
#PraTodosVerem2: Foto aérea mostra ao centro o curso do rio Jundiaí cercado por uma densa vegetação e várias residências.