ROMPIMENTO NA ADUTORA DO MIRIM PODE CAUSAR DESABASTECIMENTO NA ZONA NORTE

REDATOR: Departamento de Comunicação Social – DCS/SAAE

DATA:  22/09/2023

N.: 0059/2023

Saae recomenda que para evitar desabastecimento os moradores economizem a água das caixas d’água

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) emitiu um comunicado nesta sexta-feira (22), informando sobre o rompimento na adutora de água bruta proveniente do rio Capivari-Mirim. O incidente pode impactar diretamente o funcionamento da Estação de Tratamento de Água I (ETA I), responsável pela reserva e distribuição de água na região. Com o rompimento da adutora, a ETA está utilizando apenas as águas das Represas de Cupini e Morungaba para atender à demanda de água dos bairros afetados.

A equipe técnica da Saae já está mobilizada realizando os reparos necessários na adutora danificada. No entanto, ainda não há uma previsão exata de quando a situação será completamente resolvida. Como resultado, os moradores da Zona Norte devem estar preparados para possíveis interrupções no fornecimento de água e para a redução da pressão na rede.

É importante destacar que Indaiatuba tem enfrentado uma intensa onda de calor, o que levou a um aumento significativo no consumo de água. Quando a ETA opera com capacidade inferior à demanda, os reservatórios de água ficam abaixo do necessário para manter um abastecimento regular.

Após a conclusão dos reparos na adutora, o sistema pode levar de dois a três dias para se recuperar completamente e voltar a operar normalmente. Diante desse cenário, o Saae orienta os moradores da Zona Norte para que economizem água armazenada em suas caixas d’água. Reduzir o consumo durante esse período é fundamental para garantir que todos tenham acesso à água potável enquanto a situação não for completamente resolvida.

O Saae informa que todas as manutenções programadas, situações de emergência e reparos são atualizadas regularmente em seu site oficial, disponível através do link: https://saae.sp.gov.br/comunicado/

Bairros que podem ser afetados:

Zona Norte – Região Baixa: Centro, Cidade Nova I (até Av. Pres. Kennedy), Jd. Adriana, Jd. Augusta, Jd. Bom Princípio, Jd. Cristina, Jd. do Vale, Jd. dos Amarais, Jd. Esplendor, Jd. Feres, Jd. Maria Luiza, Jd. Novo Horizonte, Jd. Pau Preto, Jd. Pompeia, Jd. Remulo Zoppi, Jd. Renata, Jd. Santiago, Jd. São Carlos, Jd. São Francisco, , Pq. Boa Esperança, Pq. S. Tomas de Aquino, , Rec. do Vale, Res. da Lagoa, Res. Vila das Palmeiras, Vl. Almeida, Vl. Batisti, Vl. Bérgamo, , Vl. Furlan, Vl. Lopes, Vl. N. S. Aparecida, Vl. N. S. Candelária, Vl. Ruz Peres, Vl. São José, Vl. Sfeir, Vl. Teller, Vl. Todos os Santos e Vl. Vitória I e II.

Zona Norte – Região Alta:

– Reservatório Mato Dentro – Altos da Bela Vista, Amstalden Residence, Alto da Colina, Ch. Belvedere, Colinas de Indaiatuba (glebas 1 e 2), Cond. Casa Bela, Conj. Hab. Veredas da Conquista, Jd. Alpes Suíços, Jd. Portal das Acácias, Jd. Quintas da Terracota, Jd. Res da Vila Suíça, Jd. Res. Santa Clara, Vila Romana, Jd. Vl. Paradiso, Portal dos Ipês, Pq. Res. Indaiá, Sítios de Recreio Colina, Solar dos Girassóis, Cidade Jardim, Res. Duas Marias.

– Reservatório Jd Regente – Jd. Regente, Helvetia Country, Helvetia Polo Country, Jd. Residencial Helvetia Park, Rec. Campestre de Viracopos, Rec. Campestre Internacional de Viracopos, Res. Green Park, Jd. Figueira, Ch. Alvorada, Jd. Valença, Villagio de Itaici, Pq. Nacional Viracopos, Pq. Presidente, Núcleo Res. Carlos Aldrovandi

– Reservatório Jd América – Jd. São Paulo, Vl. Castelo Branco, Pq. São Lourenço, Jd. Moacir Arruda, Jd. América, Itaici, Cond. Res. Village Azaleia, Conj. Hab Caminhos da Luz, Jd. dos Lagos, Jd. Juliana, Jd. Panorama, Jd. Portal de Itaici, Jd. Turim, Jd. Vista Verde, Ch. do Trevo, Tombadouro, Rec. Maria Angela, Res. Moradas de Itaici, Golf, Jd. Brasil.

– Reservatório 4 (R4) Apoiado ETA 1 – Vl. Homero, Aqui se Vive, Bairro Itaici, Ch. Areal, Cidade Nova (após Av. Pres. Kennedy), Cond. Res. Village Terras de Indaiá, Jd. Aquarius, Jd. Dom Bosco, Jd. Dr. Augusto Camargo Andrade, Jd. Esplanada 1 e 2, Jd. Europa, Jd. Bela Vista, Jd. Guanabara, Jd. Itamaracá, Jd. Maison Du Park, Jd. Maringá, Jd. Morumbi, Jd. Olinda, Jd. Res. Bom Viver, Jd. Santa Rita, Jd. São Luiz, Res. Beira da Mata, Solar do Itamaracá, Vl. Anita, Vl. Areal, Vl. Avaí, Vl. Borghese, Vl. Georgina, Vl. Maria, Vl. Maria Helena, Vl. Panorama, Vl. Regina, Vl. Rubens, Vl. Soriano, Vl. Suíça, Res. Maria Dulce, Jd. Primavera, Res. Dona Lucila.

Foto:  DCS/Saae

Legenda: Manutenções programadas, emergências e os reparos, são informados no site da autarquia