LABORATÓRIO DO SAAE MANTEM ACREDITAÇÃO DE CONFORMIDADE ISO/IEC 17025

LABORATÓRIO DO SAAE MANTEM ACREDITAÇÃO DE CONFORMIDADE ISO/IEC 17025

REDATOR: Departamento de Comunicação Social do Saae/ DCS-Saae

DATA: 08/10/2023

Nº: 0073/2023

FOTO: Thomaz Edson – DCS/Saae

Auditoria minuciosa é realizada por peritos do Cgcre-Inmetro órgão reconhecido pelo Governo

O Laboratório de Águas do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) concluiu com sucesso uma auditoria rigorosa de conformidade com a norma ISO/IEC 17025, realizada de 30 de outubro a 01 de novembro de 2023. A avaliação, conduzida pelo avaliador líder Luiz Carlos Luchini e pela avaliadora especialista Rosemeire Alves Laganaro, ambos designados pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre-Inmetro), eles tiveram como objetivo verificar o cumprimento dos requisitos da norma e decidir sobre a manutenção da acreditação do laboratório. Estas auditorias, que ocorrem a cada dois anos, analisam minuciosamente todas as operações do laboratório, desde a competência técnica dos funcionários até a precisão e confiabilidade dos resultados, equipamentos e procedimentos.

O laboratório apresentou conformidade total com os requisitos da norma ISO 17025, e garantiu a manutenção do selo da acreditação. A norma ISO/IEC 17025 é um padrão reconhecido internacionalmente para laboratórios de ensaios e calibrações, garantindo que essas organizações operem com qualidade, precisão e confiabilidade consistentes. Esta certificação valida a capacidade do Laboratório de fornecer resultados precisos e confiáveis para os usuários, reforçando seu compromisso com os mais altos padrões de qualidade e competência técnica.

O superintendente do Saae, o engenheiro Pedro Claudio Salla, expressou sua confiança na equipe e seu orgulho por todos os funcionários da autarquia que também direita ou indiretamente, são responsáveis por manter a acreditação da norma ISO/IEC 17025.

Salla enfatiza a importância de contar com métodos eficazes para refletir sobre falhas e implementar melhorias, garantindo que o laboratório possa atender a população com eficiência. A certificação emitida pelo INMETRO confirma que o laboratório executa suas atividades com precisão e que seus resultados são de alta qualidade.

NORMA ISO/IEC

A norma ISO/IEC 17025 estabelece os requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração é uma norma para sistema de gestão em laboratórios, internacionalmente reconhecida pela International Organization of Standardization (ISO) em conjunto com a International Electrotechnical Commission (IEC).

Essa certificação é fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados pelo Laboratório de Águas do Saae e sua adesão aos mais altos padrões científicos e de normatização.

 

 

 

Fotos: Thomaz Edson – DCS/Saae

Legenda: Selo certifica que o laboratório executa suas atividades com precisão e qualidade.