FUNCIONÁRIOS DO DAE JUNDIAÍ VISITAM O MUSEU DA ÁGUA

FUNCIONÁRIOS DO DAE JUNDIAÍ VISITAM O MUSEU DA ÁGUA

Comunicação | SAAE | Indaiatuba -SP

REDATOR:  Departamento de Comunicação DCS/SAAE

DATA: 19/07/2023

Nº: 0046/2023

Ideia é buscar inspiração para também construir uma referência em educação ambiental

Os funcionários da DAE Jundiaí – Água e Esgoto, Katsuscia Deldotti, Clara Magalhães e Alvimar Gonçalves, embarcaram em uma visita inspirada ao Museu da Água, em busca de novas ideias para construir um espaço semelhante em sua própria cidade. A experiência foi marcada por um misto de respeito e entusiasmo diante do que testemunharam.

Localizado no marco histórico da Represa do Cupini, a primeira captação de água do município de Indaiatuba, o Museu da Água é muito mais do que um lugar de entretenimento; é uma verdadeira referência em educação ambiental, dedicada à gestão de recursos hídricos e à importância da preservação dos nossos recursos naturais.

A proposta do museu é aliar ciência, tecnologia e acervo para contar a história da água, abordando sua religião em uma perspectiva universal. Durante uma visita, os funcionários do DAE Jundiaí foram recebidos de forma expressiva pela equipe do museu, que os conduziram por uma jornada envolvente e informativa.

No interior do museu, os pavimentos abrigam uma série de atividades virtuais interativas, que fornecem informações importantes sobre a água em seus diversos alcances. Vídeos e jogos educativos levam os visitantes a uma verdadeira emoção na história e na importância desse recurso vital para a vida.

“É incrível como o Museu da Água de Indaiatuba soube unir tecnologia e conhecimento para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação dos recursos hídricos”, afirmou Katsuscia Deldotti, funcionária do DAE Jundiaí. “Com certeza, esse é o tipo de iniciativa que queremos levar para nossa cidade.”

A visita não se restringe apenas ao ambiente interno do museu. Os funcionários do DAE Jundiaí tiveram a oportunidade de conhecer a nascente e explorar toda a estrutura ao redor da Represa do Cupini, compreendendo assim o cativeiro da preservação da mata ciliar.

“Ver de perto a importância da mata ciliar na preservação dos recursos hídricos foi uma lição valiosa para todos nós”, declarou Clara Magalhães, também funcionária do DAE Jundiaí. “Essa experiência certamente será levada em consideração na construção do nosso museu.”

Além de ser uma fonte de aprendizado e conscientização, o Museu da Água de Indaiatuba também mostra como uma opção de lazer para as famílias locais e das cidades vizinhas. O espaço atrai pessoas de todas as idades em busca de conhecimento e diversão.

“Estamos certos a criar um museu que seja uma referência para toda a região, assim como é o Museu da Água de Indaiatuba”, afirmou Alvimar Gonçalves, funcionário do DAE Jundiaí. “Queremos oferecer um local onde as pessoas possam se divertir, ao mesmo tempo em que aprendam sobre a importância da água em nossas vidas.”

A visita ao Museu da Água de Indaiatuba deixou uma forte impressão nos funcionários do DAE Jundiaí, reforçando ainda mais a importância de levar adiante o projeto do museu em sua própria cidade. Com a missão de conscientizar a população sobre a preservação dos recursos hídricos, o museu promete se tornar uma referência na educação ambiental, deixando um legado valioso para as gerações futuras.

Enquanto os planos para a construção do museu em Jundiaí estão em andamento, a inspiração explicada pela visita a Indaiatuba manteve os esforços da equipe da DAE Jundiaí em criar um espaço único e transformador, dedicado a promover a conscientização e o amor pela água e pela natureza.

 

Foto:  Roh Diniz – DCS/SAAE

Legenda: Funcionários da DAE Jundiaí, Katsuscia Deldotti, Clara Magalhães e Alvimar Gonçalves