ALUNOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS DA FIEC VISITAM ETE-MAC

ALUNOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS DA FIEC VISITAM ETE-MAC

Parra | SAAE | Indaiatuba -SP

REDATOR: Departamento de Comunicação Social – DCS/SAAE

DATA:  28/08/2023

N. 0052/2023

Objetivo foi proporcionar aos estudantes uma imersão nos métodos de tratamento usados na ETE

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) recebeu no sábado (26), na Estação de Tratamento de Esgotos Mario Araldo Candello (ETE – MAC), a visita dos alunos do 2º e 4º semestre de Tecnologia em Processos Químicos juntamente com a Professora Me. Maria Cristina Tomazzini Casado, da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec). O objetivo desta visita foi proporcionar aos estudantes uma imersão nas operações e nos métodos de tratamento avançados usados ​​na ETE – MAC.

O tour pela ETE – MAC foi conduzido por Rafael Duarte Rossi, técnico de controle de qualidade da estação. Durante a visita, Rossi falou sobre os processos técnicos subjacentes ao tratamento de esgoto e proporcionou uma visão mais profunda das inovações na unidade. Rossi explicou aos alunos os processos técnicos envolvidos no tratamento de esgoto, esclarecendo dúvidas e fornecendo insights sobre as inovações empregadas na estação.

ETE-MAC

Inaugurada em 2010 a ETE – MAC passou por obras de adequação e ampliação, e com a conclusão dessas melhorias em 2021, Indaiatuba alcançou a marca de tratamento integral de todo o esgoto coletado na área urbana, garantindo que o rio Jundiaí receba água de melhor qualidade.

A estação utiliza o método de tratamento biológico por lodos ativados, através do processo de aeração prolongada com ar difuso. Esse método permite a multiplicação de bactérias que se alimentam de matéria orgânica presente no esgoto, utilizando oxigênio para o processo metabólico. A eficiência mínima de remoção de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) é de 95%, sendo também realizada a remoção de nitrogênio e fósforo através de um sistema de dosagem de cloreto férrico.

A visita dos alunos da Fiec à ETE – MAC proporcionou aos estudantes, uma oportunidade para entender de perto o funcionamento e as inovações da estação de tratamento, contribuindo para o conhecimento prático dos processos ambientais e tecnológicos envolvidos na gestão de água e esgoto.

Foto:  DCS/Saae

Legenda: Turma do Curso de Tecnologia em Processos Químicos da Fiec na ETE – MAC